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Gerentes, revisem seu manual de vendas, pois quase 70% das pessoas não aprovam essa prática.
Pesquisa do site www.administradores.com.br, realizada com mais de 5.500 participantes, comprova o que todo mundo já sabe: a maior parte das pessoas não gosta de ser abordada nas lojas que visita.
A cena é bastante comum: você entra em alguma loja apenas para olhar os produtos disponíveis e, logo de cara, é abordado por um vendedor: "Olá! Posso ajudar?". Aproximadamente 70% dos participantes da enquete realizada pelo Portal Administradores confessam que não gostam ou detestam essa abordagem.
"Desconfiávamos que muita gente se incomodava com essa prática, mas o que realmente nos motivou a realizar a enquete foi justamente poder contrapor os resultados com a seguinte questão: se tanta gente não gosta de ser abordada por vendedores, por que as empresas continuam insistindo no mesmo erro?", indaga-se Leandro Vieira, editor do Portal Administradores.
A enquete aponta o caminho para uma investigação mais profunda. Não se sabe quando ou onde nasceu essa prática, que é copiada e replicada por boa parte das empresas varejistas brasileiras. "Com certeza, isso não se aprende em nenhuma escola de Administração", afirma Leandro. "Desconheço qualquer livro de Marketing e Vendas que recomende tal abordagem. Se você visitar qualquer loja nos Estados Unidos ou na Europa, sentirá a liberdade de descobrir o que o estabelecimento tem a oferecer sem ser importunado por ninguém. E, se precisar de ajuda, contará com o apoio de pessoas bem informadas, com total conhecimento sobre os produtos de seu interesse e, aparentemente, sem nenhuma intenção de que você compre esse ou aquele produto", conclui.
Certamente, essa técnica invasiva é algo que faz parte do senso comum. É uma solução encontrada para equalizar as vendas e a remuneração da equipe de vendas: quanto mais um vendedor vende, maior será o seu rendimento no fim do mês. A empresa garante suas vendas e o vendedor, o seu salário. O que boa parte dos gerentes desconhece é que existe um alto grau de insatisfação nessa equação e que, certamente, venderiam mais deixando os clientes mais à vontade.
Não seria mais inteligente estabelecer um salário melhor, treinar uma ótima equipe de atendimento e deixar os clientes explorarem a loja tranqüilamente?
Números da Enquete
Questão: Você gosta de ser abordado por vendedores nas lojas que visita?
Respostas:
Sim, adoro! (4%);
Sim, gosto (17%);
Sou indiferente (11%);
Não, não gosto (41%);
Não, detesto! (27%).
Total de participantes: 5560
Fonte: Redação do www.administradores.com.br
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