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A China ultrapassou os Estados Unidos como principal comprador de produtos florestais argentinos. O setor vinha de uma retração em 2007 em relação ao ano anterior. Em 2008, os preços aumentaram 16% na comparação interanual.
As exportações de madeira de pinus em todas suas formas, aumentaram 22 por cento no primeiro trimestre de 2008 sobre o ano anterior, segundo dados do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa). No mesmo período, graças a um aumento de 16 por cento nos preços, as vendas ao exterior de produtos florestais em geral cresceram 3 por cento em divisas, apesar de ter caído 11 por cento em volume.
Com a melhoria registrada no decorrer do ano, o setor está conseguindo reverter a queda das vendas registradas em 2007, e está alcançando níveis de ingressos em dólares similares a 2006, porém abaixo dos registrados em 2005.
Se for analisada a madeira de pinus, principal produto exportado pelas Misiones, se observa no primeiro trimestre do ano, um incremento em relação a igual período de 2007, de 3.776.000 dólares nos ingressos gerados pelas vendas ao exterior. No total, ingressaram 20.814.000 unidades da divisa estadunidense entre janeiro e março de 2008, enquanto em similar período de tempo do ano passado, haviam ingressado 17.038.000.
A alta registrada na primeira parte de 2008 vem a reverter uma tendência de retração de vendas acumulada a mais de dois anos. Em 2007, as exportações de madeira de pinus haviam sido inferiores em 5.000.000 de dólares, tendência que se repete se comparado a 2006 e 2005.
Dados gerais
Tomando em conta as exportações de madeira de todas as espécies, se observa uma alta de 3 por cento nas divisas e uma queda de 11 por cento no volume entre o primeiro trimestre de 2008 e mesmo período do ano passado.
No período analisado, foram enviadas 65.230 toneladas por um valor de 27.324.000 dólares. Uma variação de 16 por cento no preço médio, que chegou aos 419 dólares por tonelada, permitindo um aumento de divisas, apesar de que os volumes vendidos diminuíram.
Boa parte do melhor desempenho do setor se deve graças a incorporação de novos clientes. Em 2007, havia 31 países na lista de compradores de madeira argentina, cifra que subiu a 39 neste primeiro trimestre.
Agregando a novos destinos e a maior demanda de mercados em forte crescimento, como China, compensou a queda registrada dos pedidos provenientes de Estados Unidos. Nesse sentido vale ressaltar que o gigante asiático superou pela primeira vez o país norte-americano como principal destino da madeira argentina.
Em 83 por cento do montante exportado se concentrou em 13 destinos, o principal foi a China, com compras de 5.620.000 dólares; seguido pelos Estados Unidos, que comprou 4.493.000 dólares; África do Sul, 3.189.000; República Dominicana, 1.151.000; França, 1.136 e Brasil, 1.071.
Três produtos concentraram 96 por cento das vendas. O principal foi a madeira de pinus, que registrou ingressos de 20.814.000 de dólares, quase 75 por cento do total.
Menos empresas
Como resultado da queda que se registrou no ano passado nas vendas, a quantidade de empresas exportadoras diminuiu em 13 unidades em relação a 2006.
Em 2008, um grupo de 84 empresas concentrou 99 por cento do montante operado, enquanto que no mesmo período de contraste havia 97 empresas.
O grupo que registrou maiores vendas é formado entre outras empresas por: Alto Paraná SA, Zeni y Cía. SACIAF, Las Marías SACIFA, Bosques del Plata, Garruchos SA, Sadepan Latinoameric, Fiplasto SA, Masisa Argentina SA, Lipsia SAICyF, Ruberlac SA, El Pindo SA, Chodorge SA, La Palmina SAICI y A, Multimaderas SA, Don Guillermo, Li Feng y Sarandi SA.
Fonte: misionesonline.com/Forestalweb/Remade
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