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Notícias

30
abr
2008
(ECONOMIA)
Fábrica em Curitiba fatura 10% com uso de hardwood

Em tempos bicudos para os exportadores, com o dólar em baixa, há quem encontre alternativas viáveis. Uma indústria de Curitiba faz o caminho inverso: importa quatro tipos de madeira dura laminada norte-americana para produzir pisos de acordo com a preferência dos clientes estrangeiros. Através de parcerias na Europa e Estados Unidos, ela exporta tudo o que produz e garante até 10% do faturamento global a empresa. O regime aduaneiro de drawback possibilita o retorno dos gastos com as taxas de importação da matéria-prima. Segundo Cesar Antonio Felix de Oliveira, diretor industrial da Masterpiso “a oportunidade oferecida pelo mercado, a beleza e a sustentabilidade da madeira norte-americana foram os motivos que levaram a fábrica a optar pela importação de um contêiner do material por mês”.

Parcerias chave ainda dão um empurrão na empresa, diz Oliveira. “Os parceiros da empresa nos EUA fazem uma divulgação maciça do produto e não gastamos nada com publicidade”, afirma. Algumas das madeiras preferidas dos americanos e europeus dão acabamento no produto fabricado no Brasil: maple (bordo), american cherry (cerejeira americana), red oak (carvalho vermelho) e white oak (carvalho branco).

Bem nos USA e na TV

As buscas por novos nichos de mercado e o direcionamento adequado do produto levaram a empresa paranaense a conquistar o segundo lugar em custo-benefício no setor de pisos engenheirados para cozinhas em todo o território norte-americano. Os pisos da empresa também foram parar na televisão. Este ano os cenógrafos do programa Mais Você, da Rede Globo de Televisão, escolheram pisos em american cherry para compor o set de Ana Maria Braga.

Fonte: Porthus Comunicação

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