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Notícias

27
abr
2008
(ECONOMIA)
Confiança de consumidor cai

A confiança do consumidor e do empresário brasileiros segue trajetória oposta. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada ontem, revela que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), calculado a cada três meses, passou de 60,1 pontos em abril de 2007 para 62 pontos em mês equivalente deste ano. Também acabou ligeiramente acima da marca de janeiro de 2008, de 61,8 pontos. Já o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), caiu 7% na passagem de março para abril, indo de 120,8 pontos para 112,4 pontos, com piora nas avaliações tanto sobre o quadro atual como futuro.

A CNI afirmou que a confiança maior dos empresários industriais reflete o bom desempenho da economia, mas o "mais importante é que o resultado da pesquisa indica a manutenção da disposição dos empresários em investir e em aumentar a produção de suas empresas - o que significa manutenção do crescimento da indústria".

Por setores, os destaques couberam a "outros equipamentos de transporte" e "indústria extrativa", nos quais o indicador de confiança ficou em 67,9 pontos e 66,3 pontos, respectivamente. Em abril de 2007, as leituras obtidas foram 61,6 pontos e 62,1 pontos. Leituras acima de 50 significam empresários mais confiantes.

O levantamento da FGV mostrou que em abril, o Índice da Situação Atual marcou 117,4 pontos, abaixo dos 124,8 pontos de março. A FGV notou uma cautela maior do consumidor com relação à intenção de fazer compras de bens duráveis nos próximos seis meses - 12,7% dos consultados esperam realizar mais gastos dessa natureza no período e 24,1% manifestaram o contrário. No mês passado, essas proporções correspondiam a 24,4% e 19,8%, respectivamente.

Fonte: Valor Econômico / Celulose Online

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