Voltar

Notícias

16
abr
2008
(MEIO AMBIENTE)
Madeireiras são multadas e embargadas em ação do Ministério Público

Duas empresas madeireiras foram embargadas em Juína em uma ação realizada pela Promotoria de Justiça Criminal em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Na operação, outras quatro foram autuadas por estarem em desacordo com as autorizações dos órgãos competentes, culminando com apreensão e depósito de aproximadamente 1.531,42 m³ de madeiras.

Na ação, foram vistoriados os pátios das empresas madeireiras Agroindustria Bela Vista, C. Busnello e Cia Ltda, DTB Ind. E Comércio de Madeiras Ltda, F.J. Dansieri e Cia Ltda, L.S. De Oliveira e Cia Ltda, Madeireira Sumauma Ltda-ME. Na segunda-feira, a Sema mandou mais uma equipe para intensificar a fiscalização em outras madeireiras investigadas pela Promotoria de Justiça de Juìna.

Desde o início de 2007, a Promotoria Criminal de Juína desenvolveu inúmeras investigações com o objetivo de apurar e coibir a prática de crimes ambientais na comarca. Foram confrontados os dados cadastrais (Prefeitura Municipal e Sema) e da movimentação fiscal (Sefaz) de todas empresas madeireiras do município com os saldos do CC-Sema, os quais permitiram identificar com precisão quais madeireiras do município estavam operando irregularmente.

A iniciativa da Promotoria de Justiça Criminal se fez necessária porque raramente o trabalho de fiscalização de pátio estava sendo realizado pelos órgãos ambientais locais, sob o argumento de falta de pessoal e, sobretudo, porque estava discrepante a movimentação fiscal da Insdústria Madereira Juinense e os respectivos créditos florestais cadastrados no CC-Sema.

Fonte: 24 Horas News

ITTO Sindimadeira_rs