Voltar
Notícias
08
abr
2008
(EXPORTAÇÃO)
Apex-Brasil facilita procedimentos para exportador brasileiro
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) terá uma atuação mais agressiva no esforço para diversificar a pauta de exportações e colocar novas empresas no mercado internacional. A meta para 2008 é ampliar em 28% o número de empresas atendidas, que passariam de 4.700 para 6 mil. E para atrair novas empresas interessadas em exportar, a Agência simplificou procedimentos e reduziu o prazo de aprovação de projetos, de 120 para 45 dias.
Em 2007, as empresas atendidas pela Apex-Brasil exportaram US$ 12 bilhões. Para cada US$ 1 aplicado na promoção comercial foram gerados US$ 58 em exportações. Enquanto as exportações brasileiras cresceram 16,47%, as exportações das empresas apoiadas pela Apex-Brasil aumentaram 19,14%. Essas empresas exportaram para 200 países.
Com a mudança na regulamentação dos convênios firmados com entidades setoriais que representam as empresas exportadoras, não será mais exigida a carta-consulta para apresentação de um projeto de apoio à promoção comercial no exterior, o que vai agilizar o processo, encurtando os prazos para realização das ações efetivas de promoção comercial.
MERCADOS PRIORITÁRIOS:
O plano de trabalho da Apex-Brasil de 2008/2010 inclui a priorização de alguns mercados no trabalho de promoção comercial e a definição de países "trader", aqueles considerados porta de entrada para os mercados de determinadas regiões.
São eles: Argentina, Colômbia, Cuba, Peru, Venezuela, Chile (trader) e Panamá (trader) na América Latina; Noruega, Polônia, Rússia, Turquia (trader) na Europa; China, Coréia do Sul, Vietnã e Cingapura (trader) na Ásia; Canadá, EUA e México na América do Norte; Angola, Egito, África do Sul (trader) e Emirados Árabes (trader) na África.
Além de reforçar o trabalho de inteligência comercial, a Agência vai ampliar o número de missões, feiras e rodadas de negócios no Brasil e no exterior. Em 2008, está prevista a realização de 600 eventos internacionais, incluindo todas essas modalidades.
O atendimento direto aos empresários também está sendo reformulado, com a criação de um serviço de atendimento ao cliente e postos da Apex nos estados. Os Centros de Negócios - localizados em Miami, Lisboa, Varsóvia, Frankfurt e Dubai - passam por uma reestruturação, para atender melhor às necessidades de internacionalização das empresas brasileiras. Pequenos e médios empresários podem utilizar esses espaços como escritórios de negócios, showroom e centro para armazenagem de produtos. Ainda este ano serão implantados mais dois Centros: um na América Latina e outro na China.
Em 2007, as empresas atendidas pela Apex-Brasil exportaram US$ 12 bilhões. Para cada US$ 1 aplicado na promoção comercial foram gerados US$ 58 em exportações. Enquanto as exportações brasileiras cresceram 16,47%, as exportações das empresas apoiadas pela Apex-Brasil aumentaram 19,14%. Essas empresas exportaram para 200 países.
Com a mudança na regulamentação dos convênios firmados com entidades setoriais que representam as empresas exportadoras, não será mais exigida a carta-consulta para apresentação de um projeto de apoio à promoção comercial no exterior, o que vai agilizar o processo, encurtando os prazos para realização das ações efetivas de promoção comercial.
MERCADOS PRIORITÁRIOS:
O plano de trabalho da Apex-Brasil de 2008/2010 inclui a priorização de alguns mercados no trabalho de promoção comercial e a definição de países "trader", aqueles considerados porta de entrada para os mercados de determinadas regiões.
São eles: Argentina, Colômbia, Cuba, Peru, Venezuela, Chile (trader) e Panamá (trader) na América Latina; Noruega, Polônia, Rússia, Turquia (trader) na Europa; China, Coréia do Sul, Vietnã e Cingapura (trader) na Ásia; Canadá, EUA e México na América do Norte; Angola, Egito, África do Sul (trader) e Emirados Árabes (trader) na África.
Além de reforçar o trabalho de inteligência comercial, a Agência vai ampliar o número de missões, feiras e rodadas de negócios no Brasil e no exterior. Em 2008, está prevista a realização de 600 eventos internacionais, incluindo todas essas modalidades.
O atendimento direto aos empresários também está sendo reformulado, com a criação de um serviço de atendimento ao cliente e postos da Apex nos estados. Os Centros de Negócios - localizados em Miami, Lisboa, Varsóvia, Frankfurt e Dubai - passam por uma reestruturação, para atender melhor às necessidades de internacionalização das empresas brasileiras. Pequenos e médios empresários podem utilizar esses espaços como escritórios de negócios, showroom e centro para armazenagem de produtos. Ainda este ano serão implantados mais dois Centros: um na América Latina e outro na China.
Fonte: APEX
Notícias em destaque

Documentário destaca protagonismo do Brasil na celulose e sustentabilidade global, com apoio da Ibá
Com estreia marcada para 23 de setembro no Discovery e HBO Max, produção reúne 15 empresas do setor florestal e mostra como...
(GERAL)

Típico do Sul, pinhão reúne benefícios para coração, intestino e imunidade
Além disso, semente auxilia nas funções cerebrais e no controle glicêmico.
Símbolo da região Sul do...
(AGRO)

A arquitetura propõe um diálogo entre a terra e luz do sol.
Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura da Cia Marítima da rua Oscar Freire propõe um diálogo...
(GERAL)

Minas Gerais dá início a mapeamento florestal inédito no Brasil
Expedição Silvicultura vai percorrer 14 estados e levantar dados estratégicos sobre a produção florestal...
(GERAL)

A árvore que resiste à seca, dá muita sombra e é ideal para a casa
Escolhendo espécies adequadas e mantendo cuidados regulares, é possível ter uma árvore robusta e saudável no...
(GERAL)

Bebida do fruto da erva-mate deve chegar em 2026
Destilado de erva-mate é lançado na Expointer
A Casa da Emater, na 48ª Expointer, sediou na tarde do dia 4 a...
(GERAL)