Voltar

Notícias

03
abr
2008
(MADEIRA E PRODUTOS)
Sinop: grupo europeu pode investir em reaproveitamento de resíduos de madeira
Um grupo de investidores italiano deve apresentar, nos próximos dias, propostas de reaproveitamento de resíduos de madeira para industriais de Sinop. A confirmação foi feita ao Só Notícias pelo secretário Executivo da Ong Sociedade Formigas (que intermedia as conversações) e coordenador do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Vale do Teles Pires, Carlos Rogério Lara. A data ainda não foi confirmada. O reaproveitamento dos resíduos é uma das propostas do setor para reduzir a poluição do meio ambiente com a queima e a estocagem em locais abertos, além de agregar valor à produção. Porém, uma grande preocupação é com a destinação do produto após a reciclagem. Um das alternativas seria a utilização dos resíduos para a produção de carbono e energia.

Soluções para este problema, enfrentado pelas cerca de 300 madeireiras que estão em operação na região de Sinop, vem sendo discutidas há alguns anos. Agora, segundo Carlos Rogério Lara, existe a possibilidade do grupo fazer um estudo urbano no município e fazer parceria com as indústrias.

A mesma multinacional está pleiteando a instalação de um sistema de tratamento de resíduos sólidos e uma usina de reciclagem no pólo de Alta Floresta, que atenderá seis municípios da região. Os recursos para a obra já foram garantidos por investidores italinos.

Fonte: Só Notícias

ITTO Sindimadeira_rs