Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Governo vai combater o desmatamento na Amazônia.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou ontem que até o fim do ano, o governo federal deve lançar um programa de combate ao desmatamento na região Amazônica. Ela participou de uma audiência pública na Comissão da Amazônia e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados. Segundo a ministra, “o combate ao desmatamento passou a ser tratado como uma ação de governo como um todo e não apenas isoladamente do Ministério do Meio Ambiente”.

Marina Silva qualificou a nova política como uma “agenda ambiental integrada” e explicou aos deputados que é a primeira vez que o governo propõe uma parceria que envolve órgãos do governo federal, por meio de 11 Ministérios, coordenados pela Casa Civil da Presidência da República, governos estaduais e municipais e representantes da sociedade, como empresários, trabalhadores, ONGs (Organizações Não-Governamentais) e ambientalistas.

Segundo a ministra, a política ambiental brasileira sempre se baseou em leis e medidas provisórias, com políticas isoladas do Ministério do Meio Ambiente, mas a partir de agora esse trabalho de parceria implementará uma política ambiental integrada. “Se não fizermos essa política, essa agenda ambiental integrada, correremos o risco, sem preconceitos, de fazer apenas uma jardinagem ambiental”, disse Marina Silva.

A ministra antecipou que os dados sobre o desmatamento na região amazônica são preocupantes e que até o fim do ano devem ser divulgados os dados mais recentes sobre o assunto.

No período 2001 a 2002, segundo ela, o desmatamento atingiu cerca de 25,4 mil quilômetros quadrados da região, contra 18,7 mil quilômetros quadrados do período 2000 a 2001 e que, pelos dados recentemente levantados nada indica que o período 2002 a 2003 será diferente.

Fonte:Agência Brasil

04/dez/03

Fonte:

Jooble Neuvoo