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Notícias
25
mar
2008
(MADEIRA E PRODUTOS)
Aumentam as vendas de madeira certificada no Brasil
A demanda por madeira certificada – que provém de manejos sustentáveis – puxada pelo mercado externo começa a se consolidar no mercado brasileiro. Ainda que em pequena escala pelo consumidor comum, é crescente a exigência de empresas e instituições financeiras com política de compras sustentáveis.
A EcoLeo, primeira revenda de madeira certificada da América Latina, acaba de receber a re-certificação FSC (Forest Stewardship Council). Os produtos com o selo FSC garantem que a floresta irá se regenerar e que as condições de trabalho são adequadas.
Apostando na sustentabilidade do setor
Depois de investir R$ 5 milhões em um programa próprio voltado à sustentabilidade do negócio da marcenaria, a empresa, “braço” do grupo Leo Madeiras, que encerrou 2007 com faturamento de R$ 377 milhões, prevê nova alta de 80% para este ano. “O investimento no desenvolvimento de fornecedores e capacitação de colaboradores criou as bases para a consolidação do negócio, o que garantirá o abastecimento para os próximos anos”, analisa Karla Aharonian, executiva responsável pela EcoLeo.
Projeto de Sustentabilidade da Marcenaria - composto por 12 ações, o foco é formar cidadãos, dar oportunidades de geração de renda ao mesmo tempo em que contribui para a profissionalização do setor. Estão entre os pilares do Projeto o Programa “Escola da Marcenaria Moderna” e o “Programa de Relacionamento Amigo Leo”. As ações facilitam e valorizam a atuação dos profissionais no mercado e já formou 1.200 pessoas.
Impacto social positivo
Milhões de famílias sobrevivem da marcenaria e centenas de fabricantes de diversos portes movimentam o setor. Segundo o IBGE, o setor da madeira e do mobiliário está entre os 16 maiores geradores de emprego e renda do País. Em sua maioria, as marcenarias são pequenas empresas com estrutura familiar que encontram nas ações da Leo Madeiras a oportunidade de profissionalização aliada a um leque de ferramentas de venda, tudo em prol da valorização do setor. A empresa beneficia toda a cadeia produtiva, formada por profissionais e empresários da marcenaria, clientes, revendas, fornecedores e a sociedade nos 7 estados onde atua com 36 lojas no território nacional.
Consumo Consciente
O interesse do consumidor e dos profissionais de decoração, marcenaria, arquitetura e construção são crescentes, porém “as pessoas ainda não sabem usar o seu poder se compra de forma responsável”, avalia Karla. “O acesso ao produto certificado é fácil atualmente, o que falta é informação sobre este tipo de produto e mais “atitude”, pois a conscientização hoje é bem maior, mas nem sempre se reverte numa decisão de compra responsável”, completa.
Inovações em EcoDesign e Mix de produtos
As principais linhas de produtos são painéis e pranchas produzidos a partir de madeira certificada nativa (Sucupira, Roxinho, Cedro Rosa, Cumaru Cetim, Amarelinho, Fava Orelinha, entre outras); e plantada (painéis de Teca, Eucalipto e Pinus, semi-acabados); MDF e MDP (compensados).
A linha de produtos da EcoLeo vai além da madeira certificada, pois a empresa oferece um conjunto de Ecoprodutos; uma das novidades mais recentes e inédita no mercado brasileiro foi o desenvolvimento do Pastilhado de Coco, pastilhas para revestimento de ambientes e objetos produzidos a partir da casca do coco, e a Placa de casca de Bananeira. Outra inovação é a comercialização de placas produzidas a partir de material reciclado, como tubos de creme dental e embalagens Tetra Pak.
Sobre a FSC (Forest Stewardship Council)
A FSC é uma das certificadoras mais reconhecidas em todo o mundo; a certificação garante a rastreabilidade da matéria prima desde a floresta, passando por todas as etapas de transformação do produto até o consumidor final. Trata-se de uma certificação existente desde 2003, já reconhecida em 70 países, sendo obrigatória para compras públicas na Holanda e Bélgica.
A EcoLeo, primeira revenda de madeira certificada da América Latina, acaba de receber a re-certificação FSC (Forest Stewardship Council). Os produtos com o selo FSC garantem que a floresta irá se regenerar e que as condições de trabalho são adequadas.
Apostando na sustentabilidade do setor
Depois de investir R$ 5 milhões em um programa próprio voltado à sustentabilidade do negócio da marcenaria, a empresa, “braço” do grupo Leo Madeiras, que encerrou 2007 com faturamento de R$ 377 milhões, prevê nova alta de 80% para este ano. “O investimento no desenvolvimento de fornecedores e capacitação de colaboradores criou as bases para a consolidação do negócio, o que garantirá o abastecimento para os próximos anos”, analisa Karla Aharonian, executiva responsável pela EcoLeo.
Projeto de Sustentabilidade da Marcenaria - composto por 12 ações, o foco é formar cidadãos, dar oportunidades de geração de renda ao mesmo tempo em que contribui para a profissionalização do setor. Estão entre os pilares do Projeto o Programa “Escola da Marcenaria Moderna” e o “Programa de Relacionamento Amigo Leo”. As ações facilitam e valorizam a atuação dos profissionais no mercado e já formou 1.200 pessoas.
Impacto social positivo
Milhões de famílias sobrevivem da marcenaria e centenas de fabricantes de diversos portes movimentam o setor. Segundo o IBGE, o setor da madeira e do mobiliário está entre os 16 maiores geradores de emprego e renda do País. Em sua maioria, as marcenarias são pequenas empresas com estrutura familiar que encontram nas ações da Leo Madeiras a oportunidade de profissionalização aliada a um leque de ferramentas de venda, tudo em prol da valorização do setor. A empresa beneficia toda a cadeia produtiva, formada por profissionais e empresários da marcenaria, clientes, revendas, fornecedores e a sociedade nos 7 estados onde atua com 36 lojas no território nacional.
Consumo Consciente
O interesse do consumidor e dos profissionais de decoração, marcenaria, arquitetura e construção são crescentes, porém “as pessoas ainda não sabem usar o seu poder se compra de forma responsável”, avalia Karla. “O acesso ao produto certificado é fácil atualmente, o que falta é informação sobre este tipo de produto e mais “atitude”, pois a conscientização hoje é bem maior, mas nem sempre se reverte numa decisão de compra responsável”, completa.
Inovações em EcoDesign e Mix de produtos
As principais linhas de produtos são painéis e pranchas produzidos a partir de madeira certificada nativa (Sucupira, Roxinho, Cedro Rosa, Cumaru Cetim, Amarelinho, Fava Orelinha, entre outras); e plantada (painéis de Teca, Eucalipto e Pinus, semi-acabados); MDF e MDP (compensados).
A linha de produtos da EcoLeo vai além da madeira certificada, pois a empresa oferece um conjunto de Ecoprodutos; uma das novidades mais recentes e inédita no mercado brasileiro foi o desenvolvimento do Pastilhado de Coco, pastilhas para revestimento de ambientes e objetos produzidos a partir da casca do coco, e a Placa de casca de Bananeira. Outra inovação é a comercialização de placas produzidas a partir de material reciclado, como tubos de creme dental e embalagens Tetra Pak.
Sobre a FSC (Forest Stewardship Council)
A FSC é uma das certificadoras mais reconhecidas em todo o mundo; a certificação garante a rastreabilidade da matéria prima desde a floresta, passando por todas as etapas de transformação do produto até o consumidor final. Trata-se de uma certificação existente desde 2003, já reconhecida em 70 países, sendo obrigatória para compras públicas na Holanda e Bélgica.
Fonte: Envolverde
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