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Notícias
11
mar
2008
(PAPEL E CELULOSE)
Empresas de papel e celulose prevêem prêmio por vendas à Ásia
O aumento da demanda chinesa por celulose, acima da média mundial, deverá levar o mercado asiático a pagar um prêmio pelo insumo utilizado na produção do papel no futuro. A projeção é feita pelos principais exportadores brasileiros de celulose e por analistas, que vêem a China como alternativa a uma possível desaceleração da economia norte-americana e até mesmo da européia, principal destino do insumo brasileiro.
Entre janeiro e fevereiro deste ano, o preço lista da celulose de eucalipto apresentou alta de US$ 20 nos mercados norte-americanos e europeus e de US$ 30 na Ásia. Com isso, a cotação alcançou US$ 825 nos Estados Unidos, US$ 800 na Europa e US$ 750 na Ásia.
Esta tendência de elevações distintas também pode ser notada quando consideradas as cotações da celulose nos últimos anos. Desde fevereiro de 2006, por exemplo, o preço cobrado ao mercado asiático cresceu US$ 190 (33,9%), acima das expansões registradas na América do Norte (US$ 170, o equivalente a uma alta de 25,9%) e na Europa (US$ 180 ou 29%).
“Se a demanda na China crescer acima das condições do mercado de abastecer a região, é provável que o preço líquido para a Ásia supere o de outras regiões”, prevê o diretor comercial da Aracruz, João Felipe Carsalade. O preço líquido cobrado para uma região leva em consideração o preço lista do insumo, além de fatores como custos de frete, volume negociado e tarifas cobradas em cada região.
Carsalade destaca que, em algumas situações, vender para a Ásia é mais vantajoso para as empresas brasileiras. “Os descontos aplicados para o mercado europeu são grandes”, ressalta o executivo. Este é outro ponto que atrai os grupos brasileiros a ampliar as vendas para aquele mercado.
Para o analista da Fator Corretora, Marcos Paulo Fernandes, é natural que o mercado asiático venha a pagar um prêmio pelo insumo, uma vez que a demanda local tende a ser maior do que em mercados mais consolidados. “É uma questão populacional, aliada ao aumento da renda da população chinesa. Apesar disso, não acredito que haverá um descolamento muito grande entre os preços por região”, destaca o analista, que afirma não haver como prever quando este prêmio chegará efetivamente ao mercado.
Entre janeiro e fevereiro deste ano, o preço lista da celulose de eucalipto apresentou alta de US$ 20 nos mercados norte-americanos e europeus e de US$ 30 na Ásia. Com isso, a cotação alcançou US$ 825 nos Estados Unidos, US$ 800 na Europa e US$ 750 na Ásia.
Esta tendência de elevações distintas também pode ser notada quando consideradas as cotações da celulose nos últimos anos. Desde fevereiro de 2006, por exemplo, o preço cobrado ao mercado asiático cresceu US$ 190 (33,9%), acima das expansões registradas na América do Norte (US$ 170, o equivalente a uma alta de 25,9%) e na Europa (US$ 180 ou 29%).
“Se a demanda na China crescer acima das condições do mercado de abastecer a região, é provável que o preço líquido para a Ásia supere o de outras regiões”, prevê o diretor comercial da Aracruz, João Felipe Carsalade. O preço líquido cobrado para uma região leva em consideração o preço lista do insumo, além de fatores como custos de frete, volume negociado e tarifas cobradas em cada região.
Carsalade destaca que, em algumas situações, vender para a Ásia é mais vantajoso para as empresas brasileiras. “Os descontos aplicados para o mercado europeu são grandes”, ressalta o executivo. Este é outro ponto que atrai os grupos brasileiros a ampliar as vendas para aquele mercado.
Para o analista da Fator Corretora, Marcos Paulo Fernandes, é natural que o mercado asiático venha a pagar um prêmio pelo insumo, uma vez que a demanda local tende a ser maior do que em mercados mais consolidados. “É uma questão populacional, aliada ao aumento da renda da população chinesa. Apesar disso, não acredito que haverá um descolamento muito grande entre os preços por região”, destaca o analista, que afirma não haver como prever quando este prêmio chegará efetivamente ao mercado.
Fonte: InvestNews
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