Voltar
Notícias
18
fev
2008
(EXPORTAÇÃO)
Apex intensifica ações nos Estados Unidos
À frente da Apex, agência do governo responsável pela promoção das exportações, o economista Alessandro Teixeira quer adotar uma postura agressiva diante do desaquecimento da economia dos Estados Unidos, principal mercado consumidor de produtos brasileiros.
A estratégia é intensificar os eventos promocionais nos EUA em meio a incertezas sobre o grau em que a crise poderá afetar as vendas externas brasileiras.
"Tem uma teoria que diz que momentos de crise são os momentos em que o bom investidor mais investe. Eu compartilho disso", afirmou Teixeira. Para este ano, a agência tem programado 83 eventos nos EUA, entre feiras de negócios, missões compradoras e eventos promocionais em redes de supermercados.
Teixeira também viaja mensalmente ao país para consolidar a atuação do escritório de negócios da Apex em Miami para oferecer apoio logístico aos exportadores brasileiros. No ano passado, os Estados Unidos absorveram 15,6% das exportações brasileiras. "Se a crise for fraca, eu ganhei mercado. Se a crise for muito forte, eu pelo menos diminuo as perdas em relação aos outros, o que também é uma forma de ganhar", afirmou.
Sobre o quadro atual da balança comercial, que já vê o superávit cair diante de um crescimento desenfreado das importações, Teixeira afirma que ele exige atenção, mas não se diz "apavorado". O superávit comercial brasileiro caiu em 2007 frente ao ano anterior pela primeira vez desde 1998, para US$ 40 bilhões. No período, as exportações cresceram 17%, mas as importações dispararam 32%. Em janeiro deste ano, a balança teve o menor superávit em mais de cinco anos, de US$ 944 milhões.
Na avaliação de Teixeira, o crescimento das importações irá arrefecer, enquanto a alta das exportações deve se estabilizar entre 10% e 12% nos próximos anos.
A estratégia é intensificar os eventos promocionais nos EUA em meio a incertezas sobre o grau em que a crise poderá afetar as vendas externas brasileiras.
"Tem uma teoria que diz que momentos de crise são os momentos em que o bom investidor mais investe. Eu compartilho disso", afirmou Teixeira. Para este ano, a agência tem programado 83 eventos nos EUA, entre feiras de negócios, missões compradoras e eventos promocionais em redes de supermercados.
Teixeira também viaja mensalmente ao país para consolidar a atuação do escritório de negócios da Apex em Miami para oferecer apoio logístico aos exportadores brasileiros. No ano passado, os Estados Unidos absorveram 15,6% das exportações brasileiras. "Se a crise for fraca, eu ganhei mercado. Se a crise for muito forte, eu pelo menos diminuo as perdas em relação aos outros, o que também é uma forma de ganhar", afirmou.
Sobre o quadro atual da balança comercial, que já vê o superávit cair diante de um crescimento desenfreado das importações, Teixeira afirma que ele exige atenção, mas não se diz "apavorado". O superávit comercial brasileiro caiu em 2007 frente ao ano anterior pela primeira vez desde 1998, para US$ 40 bilhões. No período, as exportações cresceram 17%, mas as importações dispararam 32%. Em janeiro deste ano, a balança teve o menor superávit em mais de cinco anos, de US$ 944 milhões.
Na avaliação de Teixeira, o crescimento das importações irá arrefecer, enquanto a alta das exportações deve se estabilizar entre 10% e 12% nos próximos anos.
Fonte: Gazeta Mercantil
Notícias em destaque

BiotechFair - A feira que conecta tecnologia e sustentabilidade
A demanda energética mundial está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e ao crescimento demográfico.
Nos...
(EVENTOS)

Drone capaz de detectar incêndios rapidamente é criado na USP
Desenvolvido por pesquisadores de São Carlos, modelo foi apresentado na França
Os órgãos de...
(TECNOLOGIA)

Projeto de Lei do Licenciamento Ambiental avança e mantém proteções do Código Florestal, afirma especialista
Nova legislação traz mais segurança jurídica para o setor produtivo e de infraestrutura sem comprometer normas...
(GERAL)

Projeto Comprador conecta fornecedores brasileiros a importadores globais na Fimma 2025
Ação liderada pela ABIMÓVEL, em parceria com a ApexBrasil, promove rodadas de negócios entre indústrias...
(EVENTOS)

Conheça as capacitações online gratuitas da Embrapa Florestas
Você sabia que a Embrapa Florestas oferece capacitações online 100% gratuitas em temas essenciais para quem atua ou se...
(EVENTOS)

Importada como solução para reflorestamento, árvore exótica torna-se praga e é alvo de proibições pelo país
Com alta capacidade de crescimento e adaptação, a leucena inibiu o desenvolvimento de espécies nativas e se transformou em...
(GERAL)