Voltar

Notícias

16
fev
2008
(INDÚSTRIA)
Angola quer investidores para fábrica de celulose
O vice-ministro da Agricultura para os Recursos Florestais da Angola, André de Jesus Mota, afirmou, no último fim-de-semana, no município da Ganda, província de Benguela, que o Governo do País quer atrair investidores nacionais e estrangeiros, para tentar iniciar um projeto de recuperação da fábrica da Companhia de Celulose e Papel de Angola (CCPA), na vila do alto Catumbela.

O governante fez esta afirmação no final da visita que fez no município, onde pôde conferir o estado atual da fábrica de celulose e papel, bem como do polígono florestal do Alto Catumbela, a 18 quilómetros da sede municipal da Ganda.

Segundo ele, o País pode reter muitos empresários de diferentes setores, para que a unidade fabril inoperante seja reabilitada. “Agora trata-se apenas de uma questão de estudos dos mecanismos para cativar tais investidores a reativar a referida fábrica” - frisou André Mota.

Em sua fala, Mota considerou também indispensável o repovoamento florestal para o combate à desertificação e a seca, que avançou para o setor da agricultura. Há perspectivas de elaboração de um programa para educar a população na proteção do patrimônio existente.

Segundo o vice-ministro, a população deve ser alertada para a conservação da natureza, para que não faça só corte, mas também reponha a plantação. Ele também adiantou que os dados recolhidos nesta visita servirão para um estudo, com vista a reforçar estratégias para o setor da agricultura e do desenvolvimento rural na proteção, educação e reposição da arborização.

A Companhia de Celulose e Papel de Angola sobrevive hoje com a exploração de madeira de eucaliptos, Pinho e Cedro destinada à comercialização nas indústrias de móveis.

Sobre o país
Angola situa-se na costa ocidental da África austral. O País divide-se em 18 províncias e tem como capital a cidade de Luanda.

Fonte: Angola Press

ITTO Sindimadeira_rs