Voltar

Notícias

17
jan
2008
(ECONOMIA)
Masisa compra 37% da Tafisa Brasil
A Masisa e a Brascan Brasil Ltda., sociedade brasileira pertencente à Brookfield Asset Management Inc., entidade de origem canadense, firmaram hoje (15/01/08), um contrato de compra e venda de ações através do qual a Masisa adquiriu 45,68% da participação acionária na Tafibrás Participações S.A. (“Tafibrás”), empresa da Sonae Indústria, SGPS, S.A. (“Sonae Indústria”) e, indiretamente, através da Tafibrás, 37% da participação acionária na Tafisa Brasil S.A (“Tafisa Brasil”), filial da Tafibrás.

O valor da compra foi de 70 milhões de dólares. “Esse acordo para a compra de participação na Tafisa Brasil demonstra que estamos consolidando nossa liderança a nível regional no mercado de painéis de madeira para móveis e arquitetura de interiores”, afirma Jorge Hillmann, diretor geral da Masisa Brasil. “Ele colabora para consolidar um crescimento no mercado brasileiro que já se configurava com a aprovação pelo conselho de acionistas da Masisa, no fim de setembro de 2007, da construção de uma fábrica de MDP (Medium Density Particleboard) no Rio Grande do Sul, orçada em 119 milhões de dólares”.

A Sonae Indústria e a Masisa assumiram o compromisso de trabalhar nos próximos meses na negociação, acordo e implementação de uma combinação dos negócios da Tafisa Brasil e da filial brasileira da Masisa, a Masisa do Brasil Ltda. (“Masisa Brasil”), seja através de uma fusão entre as empresas no Brasil ou mediante a criação de outra estrutura legal com essas características, com o objetivo de posicionar a nova entidade fusionada, que teria uma capacidade nominal de produção de MDF e MDP de 1 milhão e 690 mil metros cúbicos, como uma das empresas líderes no mercado brasileiro.

Acordo gera sinergias e maior crescimento

A Tafisa Brasil tem como principal atividade a fabricação de painéis de madeira, e possui uma fábrica no Paraná com capacidade para produzir 380 mil m3/ ano de painéis MDF (Medium Density Fiberboard), 260 mil m3/ ano de painéis MDP (Medium Density Particleboard) e 300 mil m3/ano de painéis de Melamina (BP).

A Tafibrás e a Tafisa Brasil são sociedades anônimas de capital fechado. Os demais acionistas da Tafibrás e da Tafisa Brasil são todas sociedades pertencentes indiretamente à Sonae Indústria, SGPS, SA, sociedade anônima de capital aberto e de origem portuguesa (“Sonae Indústria”).

A Masisa Brasil participaria da fusão através da capacidade de produção de sua fábrica em Ponta Grossa (PR), de 300 mil m3/ano de MDF e 250 mil m3/ano de Melamina, e também da capacidade nominal de produção de 750 mil m3/ano de MDP e de mais 300 mil m3/ano de Melamina, da fábrica que a empresa já começou a construir em Montenegro (RS).

Sobre a Masisa

A Masisa é líder na América Latina na produção e comercialização de painéis de madeira para móveis e para arquitetura de interiores. A empresa conta com ativos florestais em grande parte da região, garantindo a matéria-prima para a produção de painéis. A proposta de valor da Masisa é ser uma marca confiável, próxima de todos os seus públicos, que se antecipa às necessidades dos mercados por meio da inovação em produtos e serviços, e opera de forma responsável em relação à sociedade e ao meio-ambiente.

A empresa conta com 13 fábricas no Chile, Argentina, Brasil, Venezuela e México, todas certificadas pela ISO 14.001 e pela OHSAS 18.001. Além da Divisão Painéis – seu foco principal – a Masisa conta com outras três divisões de negócios. As divisões Florestais, Madeira Sólida e Retail, que operam de forma sinérgica à primeira, colaboram para a geração de valor e conferem maior competitividade à empresa.

A Masisa é uma sociedade anônima de capital aberto, e suas ações são comercializadas na Bolsa de Valores de Santiago e na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), através de ADR (American Depositary Receipts). Em 2006, as vendas da empresa totalizaram US$ 886,5 milhões.

Fonte: Contexto Comunicação

Sindimadeira_rs ITTO