Voltar

Notícias

16
jan
2008
(INDÚSTRIA)
Emprego na indústria tem maior crescimento desde 2004
O emprego na indústria cresceu em novembro do ano passado 3,9% em relação ao mesmo mês do ano de 2006, registrando o maior resultado desde dezembro de 2004, quando a expansão foi de 4,1%.

Em relação a outubro de 2007, o crescimento foi de 0,3%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial de Emprego e Salário, divulgada hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esta é a quinta taxa positiva nos últimos cinco meses consecutivos e representa um crescimento acumulado na comparação mês a mês de 2,4%, descontados os efeitos sazonais - características específicas da economia como os feriados.

Ainda segundo a pesquisa, a indústria acumula um crescimento de 2,1% de janeiro a novembro de 2007, superando os meses de outubro (2%) e setembro (1,8%). No acumulado nos últimos 12 meses, o índice passou de 1,8% em outubro para 2% em novembro.

O economista André Macedo, da coordenação de Indústria do IBGE, avalia que o resultado pode se manter nos dados de dezembro."Os bons resultados do emprego na indústria estão relacionados ao dinamismo na atividade produtiva. Isso é confirmado pelo crescimento frente ao mês anterior e pelas comparações com iguais períodos de 2006", declarou.

Para o crescimento do emprego na indústria destacaram-se os setores de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (12,1%), meios de transporte (11,8%), máquinas e equipamentos (10,3%), além de alimentos e bebidas (4,8%). Em queda, os setores de calçados e artigos de couro (-8,7%) e madeira (-5,8%).

Fonte: Agência Brasil

Sindimadeira_rs ITTO