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Notícias

21
dez
2007
(COMÉRCIO EXTERIOR)
Apex-Brasil reúne entidades parceiras para discutir rumos da promoção comercial
Na abertura do 2º Workshop de Alinhamento Estratégico da Apex-Brasil, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, ressaltou a importância do evento para estreitar a relação com os setores exportadores.

Mais de 60 entidades setoriais participam hoje e amanhã de encontro promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos para discutir estratégias de exportação a serem adotadas nos próximos três anos. Na abertura, o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, destacaram o papel da Agência no apoio e na promoção das empresas brasileiras no mercado internacional.

Teixeira explicou que o encontro é resultado das discussões iniciadas em evento semelhante em junho passado. Na época, as entidades parceiras deram sugestões que serviram de base para a elaboração do mapa estratégico da Apex-Brasil. "Com isto, elaboramos vários projetos com vistas a aumentar a competitividade exportadora de nossas empresas parceiras", ressaltou.

Para o ministro, o workshop servirá para consolidar as prioridades da Apex-Brasil junto às entidades, sendo elas parceiras ou não, além de apontar os desafios que a Agência terá nos próximos anos. Miguel Jorge reafirmou que a Agência deve ser uma das principais parceiras do empresário exportador brasileiro. "E tenho convicção que isto acontecerá muito rapidamente", destacou.

No primeiro dia do evento, os participantes assistiram a palestras (ver programação abaixo) sobre as perspectivas do comércio exterior no próximo ano. Representantes do Banco do Brasil, Camex, BNDES, MDIC, Ministério das Relações Exteriores, entre outros, apresentaram estratégias de comércio exterior em 2008.

Teresinha Lang, gerente executiva da Diretoria de Comércio Exterior do Banco do Brasil, apresentou os números de exportadores apoiados pelo Banco e as metas que serão trabalhadas em 2008. Segundo ela, é fundamental ampliar o crédito para empresários, de forma a aumentar o número de empresas no mercado internacional.

Para a representante do Sebrae, Raíssa Rossiter, é preciso atuar em parceria para promover os projetos já existentes e dar um suporte ainda maior a empresas que ainda não os integram. "Precisamos avançar para que conquistemos espaço pelas oportunidades e pelo nosso empreendedorismo, e não apenas por sobrevivência", disse.

Palestrantes:

ABDI

Reginaldo Arcuri - Presidente

Política Industrial

Banco do Brasil

Teresinha Trentini Lang - Gerente Executiva da Diretoria de Comércio Exterior

Inovando no apoio às exportações das pequenas e médias empresas

BNDES

Márcio Wegmann - Assessor da Área Industrial

A estratégia do BNDES para a internacionalização dos setores e das empresas brasileiras

CAMEX

Lytha Spíndola - Secretária-Executiva

O papel da CAMEX no apoio às exportações das pequenas e médias empresas

Confederação Nacional da Indústria

Paulo Tigre - Presidente da FIERGS

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA

Célio Porto - Secretário de Relações Internacionais

Perspectivas do agronegócio brasileiro e as ações de promoção comercial para 2008

Ministério das Relações Exteriores

Ministro Henrique Sardinha Pinto - Diretor do Departamento de Promoção Comercial

Sinergia entre o Ministério das Relações Exteriores e a APEX-Brasil para a promoção das exportações brasileiras - oportunidades e avanços

SEBRAE

Paulo Okamotto - Presidente

Parceria APEX-Brasil e SEBRAE na preparação das empresas para a exportação

Fonte: Apex-Brasil

Sindimadeira_rs ITTO