Voltar

Notícias

08
dez
2007
(IBAMA)
Fiscalização do Ibama aplica mais de 120 mil reais em multa
Em fiscalização realizada no último dia 23 de novembro, os agentes do Ibama do Escritório Regional de Rio Verde, GO, aplicaram um total de R$ 125.524,00 em multas. O instituto foi acionado por meio de denúncia, pela Linha Verde do Ibama (0800618080) e apreendeu 271 toras de aroeira, o equivalente a 143,85 metros cúbicos, além de 3,5 m³ de sucupira e 1,13 m³ de balsamo retirados de desmatamento irregular, em áreas de Reserva Legal e Preservação Permanente da Fazenda Servo Macuco, município de Caçu (GO).

Os fiscais constataram ainda que o desmatamento de 4,0 há, foi em área de Reserva Legal, constante em mapa e em Certidão de Registro, e de 1,7 ha. Em área de preservação permanente (APP), as margens do Córrego Macuco, município de Caçu (GO) e sugerem que deve ser determinada a imediata implementação de um plano de recuperação das áreas degradadas, visando à manutenção das condições naturais e da biodiversidade local.

As multas aplicadas foram por extração de madeiras sem autorização do órgão competente, por desmate e corte raso em Reserva Legal, multa de R$ 20.000,00, por destruir vegetação em APP, e por ter em depósito madeiras em toras sem autorização ou licença. A madeira apreendida teve Termo de Apreensão lavrado pelo Batalhão Ambiental baseado em Jataí, Goiás, ficando todo o material sob a tutela do juiz de direito de Itajá.

Fonte: Ibama

Sindimadeira_rs ITTO