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Notícias
04
dez
2007
(EXPORTAÇÃO)
Apex Brasil intensifica ações para o mercado internacional
O Bom Dia Indústria, realizado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul na segunda-feira (3), recebeu o presidente da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Alessandro Teixeira, para detalhar os projetos de inserção externa do Estado a partir de 2008. Para o próximo ano, estão previstas 10 ações no Rio Grande do Sul, para as quais a Apex investirá R$ 954,4 mil. O presidente Paulo Tigre destacou, na abertura do evento, que um dos objetivos da FIERGS é estimular e facilitar o acesso de companhias de pequeno e médio porte ao comércio exterior. "Estamos trabalhando em parceria para desenvolver ações no sentido de potencializar os esforços", afirmou.
Teixeira abordou o tema "Promoção Comercial: Fator Estratégico na Inserção Internacional Brasileira". Segundo ele, a Apex Brasil participou, em 2007, de 603 eventos, em mais de 45 países, que incluíram 364 feiras e 51 missões comerciais no exterior. Do total investido na promoção de exportações (R$ 261 milhões, divididos entre a Apex Brasil e parceiros), 71% envolveram empresas gaúchas. Cerca de 580 grupos do Estado, o equivalente a 17% do total atendido no país, se integrou às ações.
Atualmente, a Apex apóia 37 projetos que contam com empresas gaúchas, os quais recebem um valor de R$ 170,8 milhões aplicado pela Agência. "Mais de 51% de tudo aquilo que a Apex faz tem a economia gaúcha envolvida. Para 2008, esperamos poder ajudar o Estado a continuar aumentando suas exportações. Sabemos que existe um potencial de novos setores que precisam ser auxiliados, como o médico-odontológico, calçados, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas", disse. O orçamento total da Agência para 2008 é de R$ 420 milhões.
Alguns setores vêm se articulando para um plano nacional, e até internacional, de qualidade e exportação. É o caso do de erva mate, com seus derivados como cerveja, óleos e cremes. "Isso pode ser um novo projeto a ser desenvolvido pela Apex", adianta. Com 9,5% de participação no total das exportações do Brasil de janeiro a outubro deste ano, o Rio Grande do Sul vê sua posição ameaçada especialmente pelo Paraná. As vendas externas do Estado no acumulado de janeiro-outubro deste ano atingiram um valor superior a US$ 12,5 bilhões, uma taxa de crescimento de 28,9% com relação ao mesmo período do ano anterior.
O Bom Dia Indústria é desenvolvido pelo Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) da FIERGS para abordar temas relevantes ao meio empresarial, com a apresentação de cases de sucesso. O evento desta segunda-feira foi realizado com o objetivo de fortalecer a troca de experiências no comércio exterior do Rio Grande do Sul.
Teixeira abordou o tema "Promoção Comercial: Fator Estratégico na Inserção Internacional Brasileira". Segundo ele, a Apex Brasil participou, em 2007, de 603 eventos, em mais de 45 países, que incluíram 364 feiras e 51 missões comerciais no exterior. Do total investido na promoção de exportações (R$ 261 milhões, divididos entre a Apex Brasil e parceiros), 71% envolveram empresas gaúchas. Cerca de 580 grupos do Estado, o equivalente a 17% do total atendido no país, se integrou às ações.
Atualmente, a Apex apóia 37 projetos que contam com empresas gaúchas, os quais recebem um valor de R$ 170,8 milhões aplicado pela Agência. "Mais de 51% de tudo aquilo que a Apex faz tem a economia gaúcha envolvida. Para 2008, esperamos poder ajudar o Estado a continuar aumentando suas exportações. Sabemos que existe um potencial de novos setores que precisam ser auxiliados, como o médico-odontológico, calçados, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas", disse. O orçamento total da Agência para 2008 é de R$ 420 milhões.
Alguns setores vêm se articulando para um plano nacional, e até internacional, de qualidade e exportação. É o caso do de erva mate, com seus derivados como cerveja, óleos e cremes. "Isso pode ser um novo projeto a ser desenvolvido pela Apex", adianta. Com 9,5% de participação no total das exportações do Brasil de janeiro a outubro deste ano, o Rio Grande do Sul vê sua posição ameaçada especialmente pelo Paraná. As vendas externas do Estado no acumulado de janeiro-outubro deste ano atingiram um valor superior a US$ 12,5 bilhões, uma taxa de crescimento de 28,9% com relação ao mesmo período do ano anterior.
O Bom Dia Indústria é desenvolvido pelo Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) da FIERGS para abordar temas relevantes ao meio empresarial, com a apresentação de cases de sucesso. O evento desta segunda-feira foi realizado com o objetivo de fortalecer a troca de experiências no comércio exterior do Rio Grande do Sul.
Fonte: Global 21
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