Voltar

Notícias

01
dez
2007
(INDÚSTRIA)
Empresas se estruturam para aumentar produção em 2008
Segundo a Sondagem Especial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada no último dia 21, 42% das empresas existentes no Brasil objetivam aumentar a quantidade de investimentos. Esses recursos serão destinados, principalmente, ao crescimento da capacidade de produção. O percentual sobe para 45% entre as grandes empresas. A pesquisa revela ainda que 45% das companhias entrevistadas não pretendem alterar o valor de seus investimentos, pois não querem aumentar o fluxo de produção. Já 13% pretendem reduzir o investimento e a fabricação de seus produtos.

A ACEB – Associação Comercial e Empresarial do Brasil – acredita que os micro e pequenos empresários atuarão intensamente no quesito investimento, uma vez que, ao longo de 2007, eles receberam vários incentivos por parte do governo para empregar capitais em seu próprio negócio. “O ano foi positivo para os proprietários de empresas de pequeno porte, mas ainda não houve tempo para observar os resultados. Acredito que, ao longo do ano que vem, veremos os efeitos das ações do governo”, opina Irineu de Ascenção, diretor de relações institucionais da ACEB.

O estudo revela que 20% das empresas industriais registraram capacidade produtiva menor que a demanda prevista para 2008. Entre as grandes empresas, 14% mostraram qualidade de produção pouco adequada para atender a demanda futura. O segundo objetivo dos recursos que serão empregados no ano que vem será melhorar a qualidade dos produtos fabricados.

Planejamento

Dados da pesquisa informam que, em 2007, apenas 4% das grandes empresas que planejaram investimentos para este ano adiaram ou cancelaram seus projetos. Em relação às pequenas empresas, esse porcentual sobe para 21%.

Segundo a CNI, de cada três empresas de grande porte, duas conseguiram alcançar os objetivos que foram traçados no início do ano. Se tratando das pequenas, essa relação cai para uma a cada três. O diretor da ACEB acredita que, em 2008, esses números sofrerão algumas modificações. “Como as micro e pequenas empresas investiram menos do que as grandes em 2007, seus proprietários vêem a necessidade de reverter essa situação no ano que vem. Se isso se concretizar, observaremos uma reversão nesses dados”, afirma Ascenção.

A pesquisa foi realizada com 1.655 empresas de todo o país, das quais 86% planejam investir em 2008.

Sobre a ACEB

A ACEB – Associação Comercial e empresarial do Brasil – é uma organização sem fins lucrativos e apolítica que tem como missão contribuir com o crescimento e o desenvolvimento de seus associados por meio de orientação administrativa, serviços prestados com qualidade e responsabilidade social. Seu foco é trabalhar com micro e pequenas empresas e atuar em todo o Brasil.

A Associação visa tornar-se uma porta de entrada e referência nacional, no que tange a área comercial e empresarial, com propostas que possam suprir as necessidades de seus associados em consultorias de diversos setores, entre eles marketing, recursos humanos, contabilidade, etc. A ACEB tem ainda o intuito de ser fonte de informações para a imprensa, no que diz respeito a negócios e o empresariado de pequeno porte.

Fonte: SOMA Agência de Comunicação Sustentável

Sindimadeira_rs ITTO