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Notícias
26
out
2007
(EVENTOS)
Feiras moveleiras investem em novas estratégias de planejamento e divulgação
As feiras de negócios crescem e atraem, cada vez mais, empresários em todos os setores. Para se ter uma idéia, de acordo com dados da União Brasileira de Promotores de Feiras (Ubrafe), as feiras de negócios brasileiras cresceram 300% em 15 anos. Os números mostram que em 1992 foram realizadas 38 feiras, e este ano, a previsão é que aconteçam 125 feiras de negócios. No setor moveleiro, as feiras representam uma oportunidade de apresentar produtos e serviços ao mercado, aumentar a rede de network, fortalecer marcas, divulgar lançamentos, verificar tendências do mercado e realizar bons negócios. Por isso, cada vez mais as feiras do setor estão inovando e investindo no planejamento, execução e divulgação.
A aposta das feiras hoje é investir em público segmentado, pois focar o público garante mais realizações de negócios. O diretor-presidente da Móbile Feiras e Eventos, Alexandre Barbosa, acredita na importância da segmentação de público. “É importante focar muito bem o evento para que o expositor realmente receba clientes com potencial para comprar seus produtos, e o visitante realmente encontre na feira aquilo que está precisando, ou seja, novidades para sua empresa”, afirmou.
Alexandre acredita que as feiras moveleiras estão cada vez mais profissionais e focadas. “Não adianta aumentar o público numericamente, sem a preocupação em qualificá-lo, ou seja, ter, dentro da feira, o público que realmente interessa para o expositor, não apenas público para encher os corredores”, explicou. “Veículos como o Portal Moveleiro nos ajudam a comunicar com o público do setor, não com o grande público, e isso é essencial para garantir um evento focado e um público qualificado”, completou.
O vice-presidente da Movelsul – considerada a maior feira de móveis da América Latina - Marcelo Haefliger, afirmou que o mercado muda constantemente e por isso existe uma grande necessidade em sempre reavaliar o planejamento estratégico das edições das feiras. “A cada edição da MOVELSUL, reavaliamos o planejamento estratégico focados no “longo prazo”. Não dá mais
para pensarmos diferente, já que entendemos que a vida da Feira não poder ser até a próxima edição”.
Para ele, no caso da Movelsul, o planejamento teve um diferencial quando foi definido um horizonte de longo prazo para a feira. “isso determina todas as demais ações do planejamento, incluindo, a questão de abordagem, informação e tudo mais. É claro que há uma motivação para isso, a qual, como não poderia ser diferente, é focar a intenção do resultado no negócio da feira, ou seja, Relacionamento (Movelsul) e Soluções para o Habitat (Casa Brasil)”, finalizou.
Novos investimentos
Augusto Balieiro, diretor de marketing da Multiplus Eventos - que promove duas feiras do setor, Movinter, que tem abrangência nas regiões sul e centro-oeste e Movexpo, no nordeste - informou que este ano a Multiplus investiu muito em tecnologia da informação, adquirindo softwares específicos para obter agilidade em levar ao conhecimento dos visitantes das feiras promovidas, as ações e estratégias.
“Sempre procuramos atuar em nossas promoções de forma criativa e inovadora, com casos de sucesso como foi a campanha do Rally da Movinter, com o sorteio de um carro para os lojistas que percorressem o roteiro completo de visita à Feira; e na Movexpo, a campanha dos representantes comerciais do nordeste, que foi motivada através de premiação, para cadastrarem seus clientes de suas regiões, o que nos possibilitou ter um banco de dados completo”, lembrou Augusto Balieiro.
O diretor de marketing informou ainda, que para 2008 a Multiplus está planejando mais uma inovadora forma de atrair os visitantes, além das usuais, mas que, segundo ele, ainda não é hora de divulgar a novidade para garantir o ineditismo da campanha.
Divulgação
Investir em público segmentado não significa que é possível simplificar o trabalho de divulgação. Para a diretora de marketing da Formóbile, Araceli Silveira, é necessário investir em diversos canais de divulgação. “Mídias como o Portal Moveleiro e revistas especializadas, trabalho em conjunto com os expositores, envolvimento dos representantes dos expositores, materiais de divulgação diversificados, participação em eventos, enfim, é preciso combinar uma série de formas de mostrar ao visitante por que ele deve visitar uma feira”, informou Araceli.
Araceli acredita que para garantir excelência de uma feira é necessário combinar bons expositores e bom público com uma estratégia de divulgação agressiva. “Sem bons expositores fica difícil atrair o público visitante, e sem os visitantes certos, nenhum expositor vai querer voltar a expor. O segredo é mostrar a cada um, de maneira clara, que ele vai encontrar o que quer no evento”, explicou.
A diretora de comunicação da Movelsul Brasil 2008, Priscila Luchese Manfroi, acredita que ao planejar uma feira é importante estar atento, além dos assuntos em pauta do setor moveleiro, a demais assuntos que envolvem a sociedade, a cultura, o cotidiano e a arte. “Tudo pode ser utilizado como uma oportunidade na realização de feiras moveleiras buscando fugir do trivial”. “Estas novidades significam evolução, desenvolvimento, internacionalização das feiras e conseqüentemente maior número de negócios prospectados e concretizados.”, explicou Priscila.
Para Priscila, outro ponto importante no planejamento da feira, e que a Movelsul Brasil vem realizando, é investir em pesquisa de satisfação com o público visitante e expositor para planejar estratégias inovadoras para a próxima edição da feira. “Estas pesquisas nos dão maior assertividade no momento de planejar e executar a feira, mantendo a posição de destaque da Movelsul como a mais representativa feira de móveis da América Latina”, concluiu.
Interatividade
Se você está envolvido na realização de alguma feira, mande sua opinião, comentário sobre a matéria e conte sua experiência ao Portal Moveleiro. Envie um email para jornalismo@portalmoveleiro.com.br.
Eventos
Visite o Calendário de Eventos do Portal Moveleiro.
A aposta das feiras hoje é investir em público segmentado, pois focar o público garante mais realizações de negócios. O diretor-presidente da Móbile Feiras e Eventos, Alexandre Barbosa, acredita na importância da segmentação de público. “É importante focar muito bem o evento para que o expositor realmente receba clientes com potencial para comprar seus produtos, e o visitante realmente encontre na feira aquilo que está precisando, ou seja, novidades para sua empresa”, afirmou.
Alexandre acredita que as feiras moveleiras estão cada vez mais profissionais e focadas. “Não adianta aumentar o público numericamente, sem a preocupação em qualificá-lo, ou seja, ter, dentro da feira, o público que realmente interessa para o expositor, não apenas público para encher os corredores”, explicou. “Veículos como o Portal Moveleiro nos ajudam a comunicar com o público do setor, não com o grande público, e isso é essencial para garantir um evento focado e um público qualificado”, completou.
O vice-presidente da Movelsul – considerada a maior feira de móveis da América Latina - Marcelo Haefliger, afirmou que o mercado muda constantemente e por isso existe uma grande necessidade em sempre reavaliar o planejamento estratégico das edições das feiras. “A cada edição da MOVELSUL, reavaliamos o planejamento estratégico focados no “longo prazo”. Não dá mais
para pensarmos diferente, já que entendemos que a vida da Feira não poder ser até a próxima edição”.
Para ele, no caso da Movelsul, o planejamento teve um diferencial quando foi definido um horizonte de longo prazo para a feira. “isso determina todas as demais ações do planejamento, incluindo, a questão de abordagem, informação e tudo mais. É claro que há uma motivação para isso, a qual, como não poderia ser diferente, é focar a intenção do resultado no negócio da feira, ou seja, Relacionamento (Movelsul) e Soluções para o Habitat (Casa Brasil)”, finalizou.
Novos investimentos
Augusto Balieiro, diretor de marketing da Multiplus Eventos - que promove duas feiras do setor, Movinter, que tem abrangência nas regiões sul e centro-oeste e Movexpo, no nordeste - informou que este ano a Multiplus investiu muito em tecnologia da informação, adquirindo softwares específicos para obter agilidade em levar ao conhecimento dos visitantes das feiras promovidas, as ações e estratégias.
“Sempre procuramos atuar em nossas promoções de forma criativa e inovadora, com casos de sucesso como foi a campanha do Rally da Movinter, com o sorteio de um carro para os lojistas que percorressem o roteiro completo de visita à Feira; e na Movexpo, a campanha dos representantes comerciais do nordeste, que foi motivada através de premiação, para cadastrarem seus clientes de suas regiões, o que nos possibilitou ter um banco de dados completo”, lembrou Augusto Balieiro.
O diretor de marketing informou ainda, que para 2008 a Multiplus está planejando mais uma inovadora forma de atrair os visitantes, além das usuais, mas que, segundo ele, ainda não é hora de divulgar a novidade para garantir o ineditismo da campanha.
Divulgação
Investir em público segmentado não significa que é possível simplificar o trabalho de divulgação. Para a diretora de marketing da Formóbile, Araceli Silveira, é necessário investir em diversos canais de divulgação. “Mídias como o Portal Moveleiro e revistas especializadas, trabalho em conjunto com os expositores, envolvimento dos representantes dos expositores, materiais de divulgação diversificados, participação em eventos, enfim, é preciso combinar uma série de formas de mostrar ao visitante por que ele deve visitar uma feira”, informou Araceli.
Araceli acredita que para garantir excelência de uma feira é necessário combinar bons expositores e bom público com uma estratégia de divulgação agressiva. “Sem bons expositores fica difícil atrair o público visitante, e sem os visitantes certos, nenhum expositor vai querer voltar a expor. O segredo é mostrar a cada um, de maneira clara, que ele vai encontrar o que quer no evento”, explicou.
A diretora de comunicação da Movelsul Brasil 2008, Priscila Luchese Manfroi, acredita que ao planejar uma feira é importante estar atento, além dos assuntos em pauta do setor moveleiro, a demais assuntos que envolvem a sociedade, a cultura, o cotidiano e a arte. “Tudo pode ser utilizado como uma oportunidade na realização de feiras moveleiras buscando fugir do trivial”. “Estas novidades significam evolução, desenvolvimento, internacionalização das feiras e conseqüentemente maior número de negócios prospectados e concretizados.”, explicou Priscila.
Para Priscila, outro ponto importante no planejamento da feira, e que a Movelsul Brasil vem realizando, é investir em pesquisa de satisfação com o público visitante e expositor para planejar estratégias inovadoras para a próxima edição da feira. “Estas pesquisas nos dão maior assertividade no momento de planejar e executar a feira, mantendo a posição de destaque da Movelsul como a mais representativa feira de móveis da América Latina”, concluiu.
Interatividade
Se você está envolvido na realização de alguma feira, mande sua opinião, comentário sobre a matéria e conte sua experiência ao Portal Moveleiro. Envie um email para jornalismo@portalmoveleiro.com.br.
Eventos
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Fonte: Portal Moveleiro
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