Voltar

Notícias

19
out
2007
(MÓVEIS)
Hotéis terão linha de crédito para renovar mobiliário
Uma linha de financiamento de crédito da Caixa Econômica Federal específica para os hoteleiros, donos de bares e restaurantes do estado vai ajudá-los a renovar os móveis de seus empreendimentos. Os detalhes foram discutidos ontem em uma reunião entre a Gerência Regional de Empresas Privadas do banco e representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH RN), juntamente com o Sindicato da Indústria de Móveis (Sindimóveis RN). Além de facilitar o acesso dos empresários do turismo a recursos para renovação do mobiliário, a Caixa quer oferecer também aos moveleiros vantagens para que eles possam se preparar para o conseqüente aumento na procura.

Os financiamentos estão voltados para todas as empresas dos segmentos hoteleiro e de movelaria, mas tem como foco aqueles que vão participar da 1ªMostra do Turismo Potiguar e a 2ªFeira de Equipamentos e Materiais para a Indústria Hoteleira (Fequimatel). Os dois eventos estão marcados para o período de 23 a 25 de novembro, no Midway Mall. Com isso, a expectativa é que sejam informadas sobre o financiamento as 12 empresas integrantes do Sindimóveis, os 110 hotéis que fazem parte da ABIH, mais 1,5 mil empresas (entre bares, restaurantes e pousadas) de todo o litoral do Estado, além de 95 empresas de fornecedores que participarão do evento.

O gerente de Empresas Privadas da Caixa, Teófilo Califfe, explica que a participação do Sindimóveis permite ao banco a valorização de indústrias locais no momento do financiamento, o que ajuda no desenvolvimento do mercado. As empresas terão acesso a diversos tipos de soluções oferecidos pela Caixa para realizar ações como financiamento para a folha de pagamento, capital de giro e linhas de investimento para modernização de equipamentos.

Depois da reunião de ontem, os gerentes da Caixa farão contato tanto com os 12 moveleiros do sindicato quanto cerca de 60 empresários ligados à ABIH para apresentar detalhadamente as possibilidades de financiamento do banco. A idéia do contato, explica o gerente, é antecipar atualizações necessárias nos documentos e verificar as possibilidades destas empresas para que elas possam estar prontas a fechar negócio no dia da Fequimatel. Porém, isso não significa que os acordos já possam ser feitos agora se assim desejarem os empresários.

“Queremos proporcionar às empresas de pequeno, médio e grande porte do nosso setor a possibilidade de renovar os seus produtos. Para isso, sabemos que é necessário apresentar boas formas como esta que está sendo apresentada”, declara o diretor executivo da ABIH RN, Murillo Felinto.

Soluções

Para o financiamento do 13º salário da indústria de móveis, os prazos oferecidos pela Caixa são de 12 meses com taxa de juros inicial de 0,83% ao mês, dependendo do relacionamento com a Caixa e do valor pleiteado. O valor máximo depende da capacidade de pagamento da empresa. Teófilo Califfe declara que este financiamento proporciona ao moveleiro pulverizar um investimento grande como o 13º em 12 meses, sem apertos no orçamento.

Fonte: Diário de Natal

ITTO Sindimadeira_rs