Voltar

Notícias

15
out
2007
(ECONOMIA)
Mercado deve retomar negócios com tom positivo
O mercado brasileiro deve retomar os negócios com um tom positivo. Pelo menos no que depender da repercussão do comportamento do mercado internacional na última sexta-feira, feriado no Brasil.

Os indicadores divulgados nos Estados Unidos, mais os resultados das empresas, estabeleceram um comportamento positivo das bolsas, embora ainda haja preocupação com a crise do setor imobiliário e até com a inflação que, no atacado, apresentou variação superior à prevista. Mas o mercado, em geral, ainda busca um comportamento mais favorável. É o que tem ficado evidente também no Brasil.

Na última semana, os momentos de comportamento mais negativo estavam atrelados, basicamente, à realização de lucros. Já que o desempenho da bolsa tem sido marcado por avanços expressivos. O que leva até a ajustes técnicos. O saldo no mês segue positivo e com perspectivas favoráveis daqui para o final do ano. A volatilidade ainda deve permanecer, pelas dúvidas citadas, mas o mercado busca virar a página da crise. E, nesse sentido, conta muito com novos cortes dos juros básicos americanos. Os "recados" do Federal Reserve têm reforçado essa confiança.

Já em relação ao dólar, permanece a resistência na faixa de R$ 1,80. Resistência do mercado, pelo rompimento da barreira psicológica, com um outro componente: as atuações do Banco Central. O BC retornou ao mercado e, ainda que não consiga estabelecer um piso, deixa o mercado um pouco mais cauteloso. De qualquer modo, a expectativa é que o dólar rompa mesmo esse patamar a qualquer momento, especialmente pelo forte fluxo de ingresso da moeda estrangeira.

Fonte: 24 Horas News

ITTO Sindimadeira_rs