Voltar
Notícias
22
nov
2005
(GERAL)
Na China, sempre cabe mais um
A diversidade da demanda é a grande atração do mercado chinês. Há itens da pauta exportadora do Brasil para a China que registraram um aumento surpreendente de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2002, como produtos químicos, couros bovinos, autopeças, granito, suco de laranja, soja, fumo, madeiras, papel, laminados de ferro e de aço.
Os embarques brasileiros de copolímero etileno, por exemplo, cresceram 925%; os de granito em bruto ou desbastado, 583%; os de anidrido ftalico, 378%; e os de fechaduras de metal para veículos, 608%. A diversidade da demanda da China fez com que o Brasil pudesse vender para seu mercado, nos nove primeiros meses deste ano, US$ 3,4 bilhões, o dobro do que exportou, por exemplo, para o Japão, nota o embaixador em Pequim, Affonso Celso de Ouro Preto.
Desde o primeiro semestre deste ano, a China é o segundo maior comprador do Brasil, tendo passado à frente de bons parceiros, como a Argentina. Em 2003, a corrente de comércio bilateral com a China deverá atingir US$ 6,5 bilhões, cifra ainda acanhada perto dos US$ 800 bilhões que a China irá realizar de intercâmbio com todo o mundo neste ano.
Esse vigor comercial estimula freqüentes missões comerciais, como a organizada pelo Banco Santos e a BrasilConnects a Xangai e Pequim, na semana passada, com a participação de empresários e do ministro Roberto Rodrigues.
O mercado chinês, por suas características, favorece as operações de grandes trading companies, como as de commodities agrícolas, mas também têm boas oportunidades aquelas versadas na estruturação de negócios e que atendem às necessidades de pequenas e médias empresas exportadoras. É o caso da trading SAB-SP, com um volume de negócios que deverá atingir US$ 300 milhões em 2002.
João Batista de Paula, principal executivo da SAB-SP, que participou da missão, vê boas oportunidades na exportação brasileira de produtos alimentícios para a China, dona da maior população do planeta, 1,3 bilhão, e com renda per capita em expansão.
Maria Helena Tachinardi)
Fonte:Gazeta
11/11/03
Os embarques brasileiros de copolímero etileno, por exemplo, cresceram 925%; os de granito em bruto ou desbastado, 583%; os de anidrido ftalico, 378%; e os de fechaduras de metal para veículos, 608%. A diversidade da demanda da China fez com que o Brasil pudesse vender para seu mercado, nos nove primeiros meses deste ano, US$ 3,4 bilhões, o dobro do que exportou, por exemplo, para o Japão, nota o embaixador em Pequim, Affonso Celso de Ouro Preto.
Desde o primeiro semestre deste ano, a China é o segundo maior comprador do Brasil, tendo passado à frente de bons parceiros, como a Argentina. Em 2003, a corrente de comércio bilateral com a China deverá atingir US$ 6,5 bilhões, cifra ainda acanhada perto dos US$ 800 bilhões que a China irá realizar de intercâmbio com todo o mundo neste ano.
Esse vigor comercial estimula freqüentes missões comerciais, como a organizada pelo Banco Santos e a BrasilConnects a Xangai e Pequim, na semana passada, com a participação de empresários e do ministro Roberto Rodrigues.
O mercado chinês, por suas características, favorece as operações de grandes trading companies, como as de commodities agrícolas, mas também têm boas oportunidades aquelas versadas na estruturação de negócios e que atendem às necessidades de pequenas e médias empresas exportadoras. É o caso da trading SAB-SP, com um volume de negócios que deverá atingir US$ 300 milhões em 2002.
João Batista de Paula, principal executivo da SAB-SP, que participou da missão, vê boas oportunidades na exportação brasileira de produtos alimentícios para a China, dona da maior população do planeta, 1,3 bilhão, e com renda per capita em expansão.
Maria Helena Tachinardi)
Fonte:Gazeta
11/11/03
Fonte:
Notícias em destaque

Veracel é considerada uma das melhores empresas para trabalhar pelo ranking GPTW de Diversidade
Empresa foi reconhecida por suas práticas de inclusão e equidade no ambiente corporativo e no território onde atua
A...
(GERAL)

Espírito Madeira 2025 promete impulsionar negócios e inovação nas Montanhas Capixabas
Participe da 3ª edição da Espírito Madeira – Design de Origem e descubra um dos principais eventos dedicados ao...
(EVENTOS)

Exportações de celulose do Brasil mantêm competitividade diante de incertezas globais
Moody’s destaca vantagens do setor no país, mesmo com tensões comerciais e menor demanda da China
As exportadoras de...
(MERCADO)

Árvores da Amazônia revelam cenário preocupante no bioma
Análises feitas em duas espécies de árvores revelaram mudanças importantes no ciclo de chuvas na Amazônia nos...
(GERAL)

Forro de madeira: como ele transforma ambientes com charme, conforto e personalidade
Uma solução versátil que une estética natural, isolamento térmico e valorização do projeto...
(MADEIRA E PRODUTOS)

Por que as bancadas de madeira estão conquistando projetos de alto padrão?
Com beleza natural e múltiplas aplicações, elas são protagonistas no design de interiores contemporâneo
A...
(MADEIRA E PRODUTOS)