Voltar
Notícias
11
out
2007
(PAPEL E CELULOSE)
Aracruz investe US$ 244 milhões na construção de novo porto para embarque de celulose
A Aracruz Celulose anunciou nesta terça-feira (9) a ampliação de Portocel - terminal especializado no embarque de celulose.
A companhia vai investir US$ 244 milhões até 2026, prazo dado para o término da obra, na construção do novo terminal. Depois de pronto, o Portocel terá a capacidade mais do que triplicada, será capaz de receber 17,5 milhões do toneladas por ano, contra os atuais 4,5 milhões.
Por conta dos licenciamentos e das autorizações necessárias para uma construção desse porte, a obra deve ser iniciada só em 2010. A primeira etapa, quando serão construídos os píers e um berço, demandará um investimento de US$ 116 milhões e a previsão é de que fique pronta em 2013. A obra será financiada pela Aracruz Celulose e pela Cenibra, proprietárias do Portocel.
O diretor presidente da Aracruz, Carlos Aguiar, explicou que serão construídos mais quatro berços para atracação de navios de maior porte. Atualmente o Portocel tem um calado de 10,3 metros e só comporta embarcações com 213 metros de extensão. Depois da ampliação, o calado poderá ser de até 15 metros e os navios poderão ter até 244 metros. Em termos de carga isso representa um aumento de 75%, ou seja, antes as embarcações chegavam com no máximo 40 mil toneladas, depois da ampliação esse limite passa a ser de 70 mil toneladas.
Aguiar revelou que seria mais caro adaptar o Portocel do que construir um novo terminal. Ele disse ainda que reformar o porto por onde passam 75% da celulose produzida no Brasil geraria muitos transtornos. O presidente da Aracruz destacou que as novas instalações poderão ser utilizadas por outros setores da economia capixaba, como o de rochas ornamentais. "A idéia é que se possa abrigar produtos que são compatíveis com a celulose como: granéis líquidos, etanol, petróleo, gás e também seria muito interessante sermos parceiros dos empresários do ramo de mármore e granito".
O governador do Estado, Paulo Hartung, que esteve no anúncio oficial do novo porto, salientou que o governo capixaba vai atuar principalmente no que diz respeito a parte burocrática, que são os licenciamentos e as autorizações de órgão governamentais. Hartung disse ainda que o Espírito Santo, depois do projeto concretizado, dará um grande passo para se tornar um provedor de logística para todo o Brasil.
A companhia vai investir US$ 244 milhões até 2026, prazo dado para o término da obra, na construção do novo terminal. Depois de pronto, o Portocel terá a capacidade mais do que triplicada, será capaz de receber 17,5 milhões do toneladas por ano, contra os atuais 4,5 milhões.
Por conta dos licenciamentos e das autorizações necessárias para uma construção desse porte, a obra deve ser iniciada só em 2010. A primeira etapa, quando serão construídos os píers e um berço, demandará um investimento de US$ 116 milhões e a previsão é de que fique pronta em 2013. A obra será financiada pela Aracruz Celulose e pela Cenibra, proprietárias do Portocel.
O diretor presidente da Aracruz, Carlos Aguiar, explicou que serão construídos mais quatro berços para atracação de navios de maior porte. Atualmente o Portocel tem um calado de 10,3 metros e só comporta embarcações com 213 metros de extensão. Depois da ampliação, o calado poderá ser de até 15 metros e os navios poderão ter até 244 metros. Em termos de carga isso representa um aumento de 75%, ou seja, antes as embarcações chegavam com no máximo 40 mil toneladas, depois da ampliação esse limite passa a ser de 70 mil toneladas.
Aguiar revelou que seria mais caro adaptar o Portocel do que construir um novo terminal. Ele disse ainda que reformar o porto por onde passam 75% da celulose produzida no Brasil geraria muitos transtornos. O presidente da Aracruz destacou que as novas instalações poderão ser utilizadas por outros setores da economia capixaba, como o de rochas ornamentais. "A idéia é que se possa abrigar produtos que são compatíveis com a celulose como: granéis líquidos, etanol, petróleo, gás e também seria muito interessante sermos parceiros dos empresários do ramo de mármore e granito".
O governador do Estado, Paulo Hartung, que esteve no anúncio oficial do novo porto, salientou que o governo capixaba vai atuar principalmente no que diz respeito a parte burocrática, que são os licenciamentos e as autorizações de órgão governamentais. Hartung disse ainda que o Espírito Santo, depois do projeto concretizado, dará um grande passo para se tornar um provedor de logística para todo o Brasil.
Fonte: Gazeta OnLine
Notícias em destaque

Desmatamento na Mata Atlântica caiu 14 por cento em 2024
Apesar da redução, perda das matas maduras – com maior biodiversidade e estoque de carbono – é extremamente...
(DESMATAMENTO)

Casas com Pergolado de Madeira na Fachada
Quem nunca sonhou em ter uma casa que refletisse seu estilo? A sensação de chegar em casa e ser recebido por uma fachada linda...
(MADEIRA E PRODUTOS)

Fitossanidade nas florestas plantadas de São Paulo
Um dos grandes desafios do setor florestal paulista, e do Brasil, para manter a produtividade, é o controle de pragas. O pesquisador...
(GERAL)

Mais aperitivos da feira LIGNA 2025
Florestas vitais como garantidoras de madeira ecologicamente correta: a indústria florestal orienta os visitantes da LIGNA 2025 em...
(EVENTOS)

Indústrias buscam produtividade na atividade de colheita florestal
O tempo gasto durante a afiação de correntes é um dos gargalos na indústria da colheita florestal que afeta...
(TECNOLOGIA)

Protagonismo no design global: Brasil entre as maiores delegações no Salão do Móvel de Milão 2025
Expectativa de negócios entre empresas brasileiras e compradores de diversas partes do mundo giram em torno de US$ 111,8...
(EVENTOS)