Voltar

Notícias

14
set
2007
(MEIO AMBIENTE)
Estudo aponta principais causas das mudanças climáticas
O estudo Vital Signs 2007-2008, do Worldwatch Institute, levanta 44 tendências que apontam para uma urgente necessidade de mudança no consumo de energia e de outros recursos que estariam contribuindo para a crise ambiental. Os EUA, o maior poluidor,sendo responsável por 21% das emissões globais resultantes da queima de combustíveis fósseis em 2005, deveria ser o primeiro a alterar suas políticas, afirma o relatório.

Segundo o diretor do projeto Vital Signs, Erik Assadourian, a Europa, que já sofre os efeitos das mudanças climáticas, deveria colocar pressão para que os EUA se junte às negociações internacionais sobre o clima.

"O mundo está ficando sem tempo para frear as mudanças climáticas que serão catastróficas e é essencial que a Europa e o resto da comunidade internacional forcem os EUA a reverem suas políticas ambientais", disse Assadourian nesta terça, em Barcelona, no lançamento do Vital Signs.

"Os EUA devem ser responsáveis pelas suas emissões, o dobro per capita dos europeus, e também deveriam se comprometer em reduzir em 80% essas emissões até 2050", acrescentou o diretor.

Neste verão, a União Européia se tornou uma vitrine de como o mundo será transformado pelas mudanças climáticas; incluindo incêndios na Grécia e nas Ilhas Canárias, imundações na Inglaterra e ondas de calor por todo o continente.

Fonte: Worldwatch Institute

Jooble Neuvoo