Voltar

Notícias

03
set
2007
(GERAL)
Primavera traz aumento do risco de cupins
Proteger a madeira contra o ataque de cupins é uma medida a ser adotada para o ano todo, mas durante a primavera e o outono esse cuidado deve ser redobrado. O uso de imunizante incolor para madeiras aparelhadas – aquelas já devidamente prontas para uso – previne infestações, pois é essa a época em que as aleluias saem em revoadas, dando origem a novos cupinzeiros.

As revoadas que criam novos cupinzeiros acontecem na primavera e no outono, quando siriris ou aleluias caem ao solo, perdem as asas e buscam locais para o acasalamento e a implantação de cupinzeiros. Das espécies, três provocam grandes prejuízos: cupim de solo ou subterrâneo, o de madeira seca e o tipo de pântano.

Existem mais de 2 mil espécies catalogadas de cupins em todo o planeta, que habitam ninhos em galhos, cavam túneis nos troncos ou debaixo da terra. Todas se alimentam de estruturas ricas em celulose, como madeira, papel, telas, tecidos, gesso e alvenaria. O que indica que toda madeira está sujeita ao ataque de cupins.

Fonte: Diário do Grande ABC – Adaptado por Celulose Online

ITTO Sindimadeira_rs