Voltar

Notícias

01
ago
2007
(MÓVEIS)
Pólos moveleiros de Minas Gerais buscam novos mercados
Três pólos moveleiros de Minas Gerais participam, em agosto, de duas grandes feiras do setor: Fenavem, em São Paulo (SP), e Casa Brasil, em Bento Gonçalves (RS). Vinte empresários de Ubá, Zona da Mata, Cruzília, sul do Estado e Carmo do Cajuru, região central, irão expor e comercializar produtos. Outros 95 visitarão os eventos em missões organizadas pelo Sebrae Minas, para conhecer tendências e inovações do setor.

Na Fenavem, maior feira de negócios do setor moveleiro do País, realizada a cada dois anos, cinco empresários de Ubá ocuparão uma área de 300 m². Eles vão apresentar linhas residenciais populares. “A Fenavem nos proporciona bons contatos comerciais”, afirma Heliane Hilário, gerente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Marcenaria de Ubá (Intersind).

Na primeira edição da Casa Brasil, que tem foco em alta decoração, 13 empresários de Cruzília, dois de Carmo do Cajuru e um de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vão apresentar móveis de primeira linha. As empresas ocuparão um espaço de 288 m². “Priorizamos os móveis que tiveram intervenção de design pelo Sebrae”, informa Flávia Sá, coordenadora do setor moveleiro no Sebrae Minas.

É a primeira vez que os empesários de Cruzília irão expor seus produtos fora de Minas Gerais. “Nosso foco hoje está no Rio e em São Paulo. Queremos ampliar parcerias com arquitetos e decoradores de outros estados”, destaca Fábio Jacinto de Souza, presidente da Associação das Indústrias de Móveis de Cruzília.

Os pólos de Ubá, Cruzília e Carmo do Cajuru são apoiados pelo Sebrae Minas. Pequenas empresas do setor participam de projetos para tornar a atividade mais competitiva. Os trabalhos incluem ações para melhorar a organização, a qualidade dos produtos e a gestão dos negócios. A participação em feiras é uma das estratégias para ampliar o acesso das empresas a tecnologias e mercados.

Madeira de demolição

Há 18 anos o empresário Rock Lane, 32, atua no segmento de marcenaria. Ele aprendeu o ofício com o pai, mas aperfeiçou a técnica de transformar madeira bruta em peças exclusivas. Há três anos, o empresário utiliza madeira de demolição na fabricação de móveis variados. São aparadores, mesas, bancos, cadeiras e outros artigos que seguem uma linha “mais moderna”, como o próprio Rock a define.

Seus produtos são encontrados em lojas renomadas de decoração na capital mineira e em Salvador (BA). “Trabalho com peças exclusivas”, ressalta o artesão. Para a Casa Brasil, o empresário vai levar também uma inovação: uma linha de pisos modulares feitos com madeira de demolição.

Em sua fábrica em Contagem, Rock Lane emprega 17 pessoas. Os móveis do artesão são divulgados frequentemente em revistas nacionais de decoração. “Sou muito procurado por clientes de outras partes do País e pretendo atender mais oito estados ainda este ano”, adianta.

Serviço:
Fenavem – 25ª Feira Internacional da Indústria Moveleira
6 a 10 de agosto
Pavilhão de Exposições do Anhembi - av. Olavo Fontoura, 1209
São Paulo (SP)

Casa Brasil
21 a 25 de agosto
Parque de Exposições Bento Gonçalves (RS)

Assessoria de Imprensa do Sebrae em Minas Gerais – (31) 3371-9036/9212

Fonte: Agência Sebrae de Noticias

ITTO Sindimadeira_rs