Voltar

Notícias

19
jun
2007
(MANEJO)
MT diversifica economia com manejo
Na passagem do miniestradeiro por estradas que estão sendo analisadas como opções de ligação entre as regiões Oeste e Médio-Norte, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi aproveitou para conhecer atividades de reflorestamento desenvolvidas com espécies como eucalipto e teca.

Em Tangará da Serra, na estrada São Jorge, a empresa Tectona Agroflorestal desenvolve o cultivo e manejo de florestas homogêneas de teca, árvore originária do sudeste asiático cujo plantio está adaptado ao clima e solo mato-grossense, além de mogno, em uma área de 1.700 hectares. O plantio da teca iniciado em 1998 e 1999 vem sendo manejado para um corte final com 25 anos para comercialização com fins à exportação.

O empreendimento de empresários holandeses está instalado em Mato Grosso desde 1997 e anterior à atividade florestal da Tectona Agroflorestal, a área havia sido desmatada na década de 70, sendo utilizada por lavouras de café. Em seguida, foi utilizada para plantios de banana, milho, algodão, e mais recentemente com pastagens para uso extensivo. Todas as áreas utilizadas para o plantio de teca eram pastagens degradadas, com incidência de erosões e assoreamentos.

Outra atividade visitada pelo governador está localizada na divisa dos municípios de Tangará da Serra e Reserva do Cabaçal e trabalha com reflorestamento. A empresa Emaflor Reflorestamento instalada em uma área total de nove mil hectares, cultiva 1.100 hectares de eucalipto, o que dá em torno de 1 milhão de árvores plantadas. A meta da empresa, uma iniciativa do italiano Lorenzo Tiso, que há três anos decidiu vir para o Brasil investir em reflorestamento junto com empresários brasileiros, tem uma meta de plantio de cinco mil hectares. O corte previsto da área já plantada é entre dez e doze anos.

Fonte: 24 HorasNews. Adaptado por Celulose Online

ITTO Sindimadeira_rs