Voltar

Notícias

04
jun
2007
(REFLORESTAMENTO)
Agricultores investem em reflorestamentos
A perspectiva de escassez de madeira a médio e longo prazos para indústrias de pequeno, médio e grande porte da região tem estimulado investimentos em reflorestamentos comerciais. Em Eneas Marques, agricultores familiares estão implantando pequenas áreas de reflorestamento de pinus e eucaliptos.

Há três anos um grupo de produtores captou recursos do Pronaf-Reflorestamento e plantou mudas de árvores para os primeiros cortes em 2010 e 2012. Os investimentos em reflorestamentos comerciais continuam. Há outros produtores rurais que implantaram reflorestamentos e a Florcop (Cooperativa de Reflorestamento de Francisco Beltrão) comprou áreas e implantou mais áreas de reflorestamentos. A Florcop tem cerca de 350 hectares de reflorestamento no município.

Nos últimos dois meses, o Departamento Agropecuário cadastrou dez agricultores familiares para a liberação de projetos do Pronaf-Reflorestamento. Cada produtor beneficiado receberá R$ 6 mil para o plantio de mudas de eucalipto e pinus em suas propriedades. Estes recursos serão aplicados na correção do solo, adubação, aquisição de mudas e mão-de-obra.

Estes reflorestamentos devem ocupar em média dois hectares por propriedade, dependendo das condições do terreno. A linha de crédito garante carência de seis a sete anos e depois o agricultor tem três anos de prazo para pagar. A taxa de juros é de 4%.

As propostas de financiamento estão sendo elaboradas pelo Departamento Agropecuário, sem custos para os produtores. Técnicos farão estudos nas propriedades sobre as melhores áreas para a implantação dos reflorestamentos e para evitar que o plantio das mudas seja feito próximo de sangas e córregos.

A intenção de implantar reflorestamentos em áreas pequenas e em diversos pontos do município. A madeira poderá ser utilizada para atender a demanda das indústrias locais e dos aviários. A Folem, indústria de farinha e óleos usados na fabricação de rações para animais, necessita de grande quantidade de lenha para suas caldeiras. Para possibilitar o plantio no segundo semestre, até julho o Banco do Brasil estará liberando as verbas do Pronaf aos produtores.

Fonte: : Jornal de Beltrão. Adaptado por Celulose Online.

ITTO Sindimadeira_rs