Voltar

Notícias

01
jun
2007
(MADEIRA E PRODUTOS)
Descoberto o segredo americano
Segundo o portal espanhol Madera Sostenible, a Europa é o principal mercado das espécies de madeira norteamericana. Lá, o Carvalho Vermelho começa a registar maior procura.

A cabeça do alienígena, criada pelo renomado escultor de madeira Ray Winder, foi feita na madeira que o AHEC divulga na Europa, com o lema: “Descoberto o segredo norte-americano melhor guardado”.

Para o diretor europeu do AHEC, David Venables “é possível que a nova campanha do AHEC para promover o Carvalho Vermelho não alcance os níveis de popularidade de Star Trek, mas colocará em evidência o fato de que lá fora existe uma árvore abundante e sustentável, da qual também podemos dispor aqui”.

Em 2005 nada menos que 35% da produção das serrarias dos EUA foi de Carvalho Vermelho. Não é difícil entender o motivo. Uma das principais qualidades do Carvalho Vermelho (Red Oak) é a versatilidade. Suas características mecânicas fazem dele uma espécie adequada na maior parte dos usos comerciais.

O Carvalho Vermelho é ideal para a produção de móveis e marcenaria. É forte, rígido e resistente à compressão, mas não tão pesado e relativamente fácil de processar em comparação com outras espécies de carvalho.

O desenho peculiar e as excelentes propriedades de acabamento destacam a aparência natural ou qualquer variedade de cores e tons aplicados. É objeto de veneração quando usado em pisos com seu tom rosáceo e grande resistência ao desgaste e ao impacto. A cor do entrecasco do Carvalho Vermelho varia do branco ao marrom claro, enquanto que o cerne é um marrom avermelhado.

A madeira é semelhante, em aparência geral, ao carvalho branco, mas com um desenho um pouco menos pronunciado, produto de raios menores. A madeira geralmente contém fibras retas e possui uma textura áspera. O Carvalho Vermelho recebeu esse nome por causada cor de suas folhas no outono.

Fonte: AHEC - Brasil

Sindimadeira_rs ITTO