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Notícias

01
jun
2007
(MÓVEIS)
Móvel popular puxa venda de painéis
A demanda por móveis populares e novas tecnologias de produção está aquecendo o mercado de painéis de madeira de aglomerado e sua versão mais nova, o Medium Density Particleboard (MDP), cujas vendas, de R$ 1,8 bilhão e 2,2 milhões de metros cúbicos em 2006, devem crescer de 12% a 20% em 2007, segundo previsão das fabricantes.

A Associação Brasileira da Indústria de painéis (Abipa) projeta um crescimento de12% nas vendas em 2007. As principais diferenças entre o MDP e o MDF estão no preço e na aplicação.

O MDF é obtido a partir de pequenas fibras de madeira, aglutinadas com resinas sintéticas por meio de temperatura e pressão. O produto é destinado a móveis, pisos e construção civil (portas, rodapés, dentre outros). Sua principal vantagem é ter versatilidade de forma (cortes e usinagem) e revestimento. Mas a sua produção demanda em média 30% mais madeira e resina que o MDP, além de consumir três vezes mais energia elétrica.

O MDP, ou aglomerado, por sua vez, é obtido a partir da redução da madeira em partículas (maiores que as do MDF), impregnadas de resina sintética. São utilizados em móveis e divisórias e têm como principal vantagem o baixo custo e a versatilidade no revestimento. O MDP é, em média, 40% mais barato do que o MDF. O preço do painel particulado hoje varia de R$ 650 a R$ 700 por metro cúbico, segundo os fabricantes.

Fonte: Gazeta Mercantil

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