Voltar

Notícias

21
mai
2007
(MADEIRA E PRODUTOS)
Eucalipto garante sombra para rebanhos
Os produtores rurais que participaram do Dia de Campo, realizado ontem em Umuarama, aprenderam que cultivar pastagem com sombreamento é uma boa opção para quem busca maior produtividade e renda. Em uma área de 2 alqueires, técnicos da Emater demonstraram que a alternativa é rentável para a Região do Arenito.

Há cinco anos a equipe técnica da Emater iniciou um trabalho de recuperação de uma área degradada de 2 alqueires, na área do Show Tecnológico. Além de pastagem, os técnicos também cultivaram eucalipto, o que garantiu bom ambiente para o rebanho e alimentação com qualidade superior. “A pastagem desenvolveu com um índice nutricional de 30% acima do normal, o que desmistifica o mito de que pasto embaixo de árvore é ruim, pelo contrário é melhor”, argumentou o gerente regional da Emater, Luiz Alberto Zawadzki.

Segundo Zawadzki, a tecnologia aplicada na área oportunizou não apenas a recuperação do fundo de vale, como também, mostrar na pratica para os produtores que o plantio de eucalipto na pastagem é aconselhável e rentável. “As vantagens são muitas, o gado tem uma pastagem mais nutritiva o que garante maior peso e produção de leite, o ambiente fica melhor e o produtor ainda pode vender a madeira, ou seja, em uma única área é possível desenvolver duas atividades diferentes ao mesmo tempo”, explicou.

O objetivo da realização do Dia de Campo com a demonstração dos resultados das pesquisas, segundo Zawadzki, é chamar atenção do produtor para que ele utilize a tecnologia que está disponível no mercado e é fruto do empenho da equipe técnica da Emater, que há anos trabalha pelo desenvolvimento regional. “Queremos que eles ao saírem daqui tenham consciência de que é possível aumentar a renda, sem um investimento muito alto na atividade”, ressaltou.

O evento, promovido em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab) contou com a participação de 200 produtores dos 32 municípios da Região de Entre Rios.

Fonte: : Jornal Umuarama. Adaptado por Celulose Online.

ITTO Sindimadeira_rs