Voltar

Notícias

17
mar
2007
(MÓVEIS)
Exportações de móveis paulistas crescem quase 22% em 2006
O faturamento da indústria moveleira em 2006 cresceu 17,27% na comparação com 2005, com um montante de R$ 14,133 bilhões, segundo balanço divulgado nesta pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário).

No balanço anual de 2006, São Paulo apresentou o segundo maior crescimento nas exportações de móveis do país, com alta de 21, 86% e passou a ocupar a terceira posição entre os Estados exportadores de móveis. Minas Gerais foi o Estado que registrou a maior taxa de crescimento em relação a 2005, 46,87. O terceiro lugar ficou para Pernambuco, que teve elevação de 7,42%.

O maior exportador é o Rio Grande do Sul, seguido de Santa Catarina.

O forte crescimento registrado no ano passado deveu-se, principalmente, à estabilidade econômica e melhoria na renda das camadas mais pobres da população e ao aumento na oferta de crédito, a juros menores. A expectativa do setor moveleiro para 2007 é de um aumento em seu percentual de crescimento. "Se forem mantidas as condições econômicas internas e externas, devemos ter um índice de crescimento superior ao de 2006", disse José Luiz Diaz Fernandez, presidente da Abimóvel.

Segundo os dados apurados pela entidade, ao divulgar o balanço setorial de 2006 e as perspectivas para 2007, as exportações setoriais caíram 4,56% em 2006 em relação a 2005, na média nacional.

Embora os embarques para o exterior tenham sofrido uma pequena queda em função do câmbio desfavorável, a balança comercial do setor em 2006 é positiva, com um saldo de US$ 819 milhões.

Fonte: Folha OnLine

Sindimadeira_rs ITTO