Voltar
Notícias
22
jan
2007
(GERAL)
Produtos brasileiros ganham Centro de Distribuição na Polônia
O presidente da APEX-Brasil(Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), Juan Quirós, inaugura hoje (22 de janeiro), o Centro de Distribuição (CD) de produtos brasileiros em Varsóvia (Polônia). Participam do evento o embaixador do Brasil na Polônia, Marcelo Jardim, o vice-ministro da Economia do país, Andrzej Kaczmarek, além de outras autoridades e empresários poloneses.
Localizado a 25 quilômetros do aeroporto, numa área de armazenagem alfandegada bastante acessível, o Centro tem 900 m² e dispõe de espaço para estoque de produtos, escritórios, showroom. Até o momento, 55 empresas se credenciaram para integrar o CD, envolvendo os setores de sucos e alimentos industrializados, cachaça, café, alumínio, metalurgia, siderurgia, plástico, música, confecção, cosmético, embalagens plásticas, máquinas e equipamentos, equipamentos médico-hospitalares, produtos cirúrgicos e farmacêuticos, jóias, livros, iluminação, produtos de limpeza e sisal.
O Centro de Distribuição integra a iniciativa da APEX-Brasil de internacionalização das empresas exportadoras brasileiras. Polônia é o quinto país a hospedar um CD, espaço onde empresários brasileiros de diversos setores podem armazenar mercadorias, participar de rodadas de negócios com compradores estrangeiros e manter showroom e escritórios. O primeiro CD foi inaugurado em maio de 2005 em Miami, nos Estados Unidos. Existem CDs operando também em Frankfurt (Alemanha), Lisboa (Portugal) e Dubai (Emirados Árabes).
"O Centro de Distribuição dos Estados Unidos, há mais tempo em atividade, tem apresentado excelentes resultados. Acredito que teremos o mesmo sucesso no mercado europeu. Escolhemos a Polônia porque percebemos um potencial econômico enorme. É uma economia em desenvolvimento bastante dinâmico, aberta tanto à União Européia quanto ao Leste Europeu", observa o presidente da APEX-Brasil, Juan Quirós.
Ao se instalar nos Centros de Distribuição as empresas exportadoras conseguem apresentar, negociar e estocar seus produtos, garantindo cumprimento de prazos e reduzindo custos. "O cumprimento de compromissos pós-vendas é fundamental para o sucesso do exportador", acrescenta Quirós.
Os CDs da APEX-Brasil foram concebidos para receber empresas de pequeno e médio portes e que já possuem cultura exportadora. Este é, portanto, o perfil das empresas que estarão na Polônia. Aquelas que atuam com produtos perecíveis ou que exigem acondicionamento especial ainda não estão no escopo do projeto, pois demandam estrutura especial de manuseio e refrigeração. Este tema, contudo, já está em discussão interna na Agência.
Uma das principais vantagens oferecidas ao empresário brasileiro ao integrar um CD é que a APEX-Brasil é a locatária do espaço total e subloca partes do mesmo às empresas. Ao alugar áreas maiores, a APEX-Brasil pode negociar preços mais convenientes e se beneficiar de outras vantagens que, individualmente, as empresas não teriam acesso.
Com a instalação de CDs no exterior, a Agência espera que as empresas nacionais tenham maior presença em outros países e abram filiais no Exterior.
Balança Comercial
As exportações brasileiras para a Polônia em 2006 foram de US$ 299 milhões, o que representou um aumento de 9,6% em relação a 2005, quando o Brasil havia exportado US$ 272 milhões para o mercado polonês. A participação das exportações para o mercado polonês, em relação ao total exportado pelo Brasil, foi de 0,2%. As importações, no mesmo ano, aumentaram 58,1% ao subirem de US$ 134,12 milhões para US$ 212,05 milhões. Com isso, o saldo comercial superavitário foi de US$ 86,5 milhões.
Os principais produtos exportados pelo Brasil para Polônia em 2006 foram: aviões e veículos aéreos, fumo, minérios de ferro, motocompressor hermético, café solúvel, amortecedores de suspensão para tratores e veículos automóveis, café, acessórios para tratores.
Pesquisa realizada pela Unidade de Inteligência Comercial da APEX-Brasil identificou alguns setores cujos produtos são amplamente importados pela Polônia e apresentam potencial de incremento das exportações brasileiras. São eles: alimentos, bebidas, preparações alimentícias, máquinas e equipamentos, materiais elétricos, aparelhos de som/imagem, automóveis, borracha, artigos e equipamentos médico-odontológicos e hospitalares, produtos de perfumaria e preparações cosméticas; algodão, peles e couros, madeira, vidros, talheres, mobiliário, colchões e minérios.
Localizado a 25 quilômetros do aeroporto, numa área de armazenagem alfandegada bastante acessível, o Centro tem 900 m² e dispõe de espaço para estoque de produtos, escritórios, showroom. Até o momento, 55 empresas se credenciaram para integrar o CD, envolvendo os setores de sucos e alimentos industrializados, cachaça, café, alumínio, metalurgia, siderurgia, plástico, música, confecção, cosmético, embalagens plásticas, máquinas e equipamentos, equipamentos médico-hospitalares, produtos cirúrgicos e farmacêuticos, jóias, livros, iluminação, produtos de limpeza e sisal.
O Centro de Distribuição integra a iniciativa da APEX-Brasil de internacionalização das empresas exportadoras brasileiras. Polônia é o quinto país a hospedar um CD, espaço onde empresários brasileiros de diversos setores podem armazenar mercadorias, participar de rodadas de negócios com compradores estrangeiros e manter showroom e escritórios. O primeiro CD foi inaugurado em maio de 2005 em Miami, nos Estados Unidos. Existem CDs operando também em Frankfurt (Alemanha), Lisboa (Portugal) e Dubai (Emirados Árabes).
"O Centro de Distribuição dos Estados Unidos, há mais tempo em atividade, tem apresentado excelentes resultados. Acredito que teremos o mesmo sucesso no mercado europeu. Escolhemos a Polônia porque percebemos um potencial econômico enorme. É uma economia em desenvolvimento bastante dinâmico, aberta tanto à União Européia quanto ao Leste Europeu", observa o presidente da APEX-Brasil, Juan Quirós.
Ao se instalar nos Centros de Distribuição as empresas exportadoras conseguem apresentar, negociar e estocar seus produtos, garantindo cumprimento de prazos e reduzindo custos. "O cumprimento de compromissos pós-vendas é fundamental para o sucesso do exportador", acrescenta Quirós.
Os CDs da APEX-Brasil foram concebidos para receber empresas de pequeno e médio portes e que já possuem cultura exportadora. Este é, portanto, o perfil das empresas que estarão na Polônia. Aquelas que atuam com produtos perecíveis ou que exigem acondicionamento especial ainda não estão no escopo do projeto, pois demandam estrutura especial de manuseio e refrigeração. Este tema, contudo, já está em discussão interna na Agência.
Uma das principais vantagens oferecidas ao empresário brasileiro ao integrar um CD é que a APEX-Brasil é a locatária do espaço total e subloca partes do mesmo às empresas. Ao alugar áreas maiores, a APEX-Brasil pode negociar preços mais convenientes e se beneficiar de outras vantagens que, individualmente, as empresas não teriam acesso.
Com a instalação de CDs no exterior, a Agência espera que as empresas nacionais tenham maior presença em outros países e abram filiais no Exterior.
Balança Comercial
As exportações brasileiras para a Polônia em 2006 foram de US$ 299 milhões, o que representou um aumento de 9,6% em relação a 2005, quando o Brasil havia exportado US$ 272 milhões para o mercado polonês. A participação das exportações para o mercado polonês, em relação ao total exportado pelo Brasil, foi de 0,2%. As importações, no mesmo ano, aumentaram 58,1% ao subirem de US$ 134,12 milhões para US$ 212,05 milhões. Com isso, o saldo comercial superavitário foi de US$ 86,5 milhões.
Os principais produtos exportados pelo Brasil para Polônia em 2006 foram: aviões e veículos aéreos, fumo, minérios de ferro, motocompressor hermético, café solúvel, amortecedores de suspensão para tratores e veículos automóveis, café, acessórios para tratores.
Pesquisa realizada pela Unidade de Inteligência Comercial da APEX-Brasil identificou alguns setores cujos produtos são amplamente importados pela Polônia e apresentam potencial de incremento das exportações brasileiras. São eles: alimentos, bebidas, preparações alimentícias, máquinas e equipamentos, materiais elétricos, aparelhos de som/imagem, automóveis, borracha, artigos e equipamentos médico-odontológicos e hospitalares, produtos de perfumaria e preparações cosméticas; algodão, peles e couros, madeira, vidros, talheres, mobiliário, colchões e minérios.
Fonte: Apex-Brasil
Notícias em destaque

Confiança das construtoras se estabiliza em patamar baixo, relata associação de construtoras
As altas taxas de hipoteca, o fraco fluxo de compradores e os constantes desafios do lado da oferta continuaram a prejudicar a confiança...
(INTERNACIONAL)

O que significa o gesto de bater na madeira e sua origem é curiosa
O gesto de bater na madeira é um costume popular em várias culturas ao redor do mundo, frequentemente associado à busca por...
(GERAL)

EUA pressionam por acordo com Brasil para evitar avanço chinês e garantir insumos estratégicos em caminhões, cosméticos e madeira tropical
Empresas dos EUA pedem exclusões tarifárias e acordo com o Brasil para conter avanço chinês e proteger cadeias de...
(MERCADO)

Agroflorestas: a resposta ancestral que pode salvar o cultivo da erva-mate na crise climática
Sistemas agroflorestais (SAFs) podem reduzir em até 10ºC a temperatura sobre os cultivos. A técnica, que remonta a policultivos...
(AGRO)

Veracel divulga novas vagas para integrar seu quadro de colaboradores
As inscrições estão abertas até 25 de agosto, na plataforma de recrutamento da empresa
A Veracel Celulose tem...
(GERAL)

Madeira engenheirada ganha destaque em espaços públicos do Paraná e São Paulo
A madeira engenheirada ganha protagonismo em espaços públicos do país. No Paraná, as obras do novo Planetário...
(MADEIRA E PRODUTOS)