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Notícias
18
dez
2006
(GERAL)
Apex-Brasil traça Planejamento Estratégico até 2010
Meta é estar entre as 5 melhores agências de promoção de exportações do mundo até 2010. Planejamento elege 33 mercados de atuação prioritários para o período.
Seguindo o exemplo das principais agências de promoção de exportações do mundo, a Apex-Brasil preparou um planejamento estratégico, junto com 67 entidades parceiras, com propostas e metas para o período 2007 a 2010. As diretrizes estabelecidas focam quatro resultados principais: aumento da participação brasileira no mercado internacional, aumento da oferta exportável, fortalecimento do ambiente institucional relacionado à promoção das exportações e desenvolvimento organizacional da Agência.
Uma das principais metas, no entanto, é que em 2010 a Apex-Brasil seja reconhecida como uma das 5 melhores agências de promoção de exportações do mundo. O documento preparado com apoio do setor privado engloba a adoção de soluções inovadoras em promoção comercial, a internacionalização das empresas, a utilização de novos canais de distribuição, o aumento do conhecimento sobre a demanda e a concorrência mundial e a introdução de novos produtos e serviços, entre outras metas. Também é apontada a necessidade de transferir - cada vez mais e de forma consistente - conhecimento para as entidades setoriais parceiras.
Outro objetivo importante é o fortalecimento do ambiente institucional das exportações. "Esse fortalecimento passa, obrigatoriamente, pela presença e participação ativa da Apex-Brasil nas diversas ações e fóruns onde se discutem os aspectos relacionados à promoção das exportações e ao desenvolvimento de um ambiente empresarial favorável", afirma Juan Quirós, presidente da Agência.
Mercados Prioritários
Para potencializar seu trabalho de promoção comercial, a Agência definiu inicialmente 33 mercados prioritários, entre os 223 parceiros comerciais do Brasil. Serão desenvolvidas ações de promoção inovadoras nestes países, que terão como objetivo propiciar a entrada de novos produtos e serviços e consolidar a presença dos setores que já comercializam no mercado externo. Os critérios para a definição de tais países foram: o dinamismo de suas economias, o crescimento das importações de bens manufaturados, o interesse dos setores apoiados pelos projetos, o maior número de oportunidades identificadas e ainda pouco exploradas pelas empresas brasileiras.
Assim, na Ásia, os mercados da China, Japão, Índia e Cingapura serão focos das ações da Apex-Brasil nos próximos anos. No Oriente Médio, os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita merecerão ações diferenciadas. Nas Américas, o foco são os Estados Unidos, por serem o maior mercado para os produtos industrializados brasileiros e mercado-alvo de 53 setores apoiados pela Apex-Brasil. O México, a Colômbia, o Chile, a Argentina e a Costa Rica também serão alvo de ações diferenciadas.
Na Europa, a Alemanha, o Reino Unido, Portugal, Rússia e Polônia continuarão a receber atenção, com a intensificação das ações nos Centros de Distribuição e em projetos especiais. No continente africano a atuação será ampliada, com ações de promoção na África do Sul, Angola, Nigéria, Marrocos e Egito. Um estudo de mercado sobre a Austrália apontará os caminhos para um maior foco de atenção na Oceania. A Agência também continuará apoiando ações de vários setores exportadores para o Mercosul, onde a presença do Brasil está em franca consolidação.
Seguindo o exemplo das principais agências de promoção de exportações do mundo, a Apex-Brasil preparou um planejamento estratégico, junto com 67 entidades parceiras, com propostas e metas para o período 2007 a 2010. As diretrizes estabelecidas focam quatro resultados principais: aumento da participação brasileira no mercado internacional, aumento da oferta exportável, fortalecimento do ambiente institucional relacionado à promoção das exportações e desenvolvimento organizacional da Agência.
Uma das principais metas, no entanto, é que em 2010 a Apex-Brasil seja reconhecida como uma das 5 melhores agências de promoção de exportações do mundo. O documento preparado com apoio do setor privado engloba a adoção de soluções inovadoras em promoção comercial, a internacionalização das empresas, a utilização de novos canais de distribuição, o aumento do conhecimento sobre a demanda e a concorrência mundial e a introdução de novos produtos e serviços, entre outras metas. Também é apontada a necessidade de transferir - cada vez mais e de forma consistente - conhecimento para as entidades setoriais parceiras.
Outro objetivo importante é o fortalecimento do ambiente institucional das exportações. "Esse fortalecimento passa, obrigatoriamente, pela presença e participação ativa da Apex-Brasil nas diversas ações e fóruns onde se discutem os aspectos relacionados à promoção das exportações e ao desenvolvimento de um ambiente empresarial favorável", afirma Juan Quirós, presidente da Agência.
Mercados Prioritários
Para potencializar seu trabalho de promoção comercial, a Agência definiu inicialmente 33 mercados prioritários, entre os 223 parceiros comerciais do Brasil. Serão desenvolvidas ações de promoção inovadoras nestes países, que terão como objetivo propiciar a entrada de novos produtos e serviços e consolidar a presença dos setores que já comercializam no mercado externo. Os critérios para a definição de tais países foram: o dinamismo de suas economias, o crescimento das importações de bens manufaturados, o interesse dos setores apoiados pelos projetos, o maior número de oportunidades identificadas e ainda pouco exploradas pelas empresas brasileiras.
Assim, na Ásia, os mercados da China, Japão, Índia e Cingapura serão focos das ações da Apex-Brasil nos próximos anos. No Oriente Médio, os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita merecerão ações diferenciadas. Nas Américas, o foco são os Estados Unidos, por serem o maior mercado para os produtos industrializados brasileiros e mercado-alvo de 53 setores apoiados pela Apex-Brasil. O México, a Colômbia, o Chile, a Argentina e a Costa Rica também serão alvo de ações diferenciadas.
Na Europa, a Alemanha, o Reino Unido, Portugal, Rússia e Polônia continuarão a receber atenção, com a intensificação das ações nos Centros de Distribuição e em projetos especiais. No continente africano a atuação será ampliada, com ações de promoção na África do Sul, Angola, Nigéria, Marrocos e Egito. Um estudo de mercado sobre a Austrália apontará os caminhos para um maior foco de atenção na Oceania. A Agência também continuará apoiando ações de vários setores exportadores para o Mercosul, onde a presença do Brasil está em franca consolidação.
Fonte: Apex-Brasil
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