Voltar

Notícias

01
dez
2006
(GERAL)
Pesquisa nacional identifica principais marcas do setor moveleiro
O setor moveleiro nacional é composto por 14.400 indústrias. São 228 mil empregos diretos, cuja estimativa de faturamento para 2006 é de U$ 8 bilhões. Os principais estados produtores são SC, RS, SP, PR, MG e BA.

Cerca de mil profissionais da área de compras do varejo e da indústria, ligados ao setor moveleiro nacional, serão pesquisados durante os meses de novembro e dezembro para identificar as marcas mais lembradas de móveis no país.

A consulta faz parte do Prêmio Top MÓBILE, considerado o mais importante prêmio de pesquisa de marcas Top of Mind do setor moveleiro. A divulgação dos vencedores acontecerá em março de 2007, durante evento paralelo à Feira Internacional de Máquinas, Matérias-primas e Acessórios para a Indústria Moveleira – FIMMA BRASIL 2007 , em Bento Gonçalves –RS.

Lançado em 2005 para marcar os 25 anos da Alternativa Editorial/Revista Móbile [PR], o Top Móbile é um reconhecimento ao empenho das empresas do setor em construir marcas sólidas. “É importante valorizar estes esforços, especialmente em tempos de consumidores pouco fiéis e de um mercado hostil, com grandes redes tentando monopolizar o varejo”, avalia Valcídio Perotti, idealizador do prêmio e diretor presidente da editora, que detém cinco títulos de revistas e quatro anuários dedicados ao setor.

O Prêmio Top Móbile vai consagrar os vencedores dos segmentos Fabricantes de Móveis, Fabricantes de Móveis de Decoração e Fornecedores para a Indústria Moveleira.

Pesquisa utiliza método científico


O Top Of Mind é considerado o mais difícil e cobiçado troféu que os gestores de marcas almejam. Para garantir a confiabilidade científica do Prêmio Top Móbile, a elaboração e aplicação da pesquisa, foi contratada a empresa Segmento Pesquisas de Marketing, de Porto Alegre, uma das pioneiras no país esta área.

O método científico previu a identificação de dois universos: Indústrias Moveleiras e Lojistas, de todos os portes, que atuam no mercado brasileiro, com distribuição proporcional da amostra, conforme as suas representatividades por região e Estado da Federação.

Considerando o tamanho da amostra – 600 entrevistados de lojas de alta decoração, lojas populares e grandes redes e 400 entrevistas com fabricantes de móveis seriados – a margem de erro fica entre 4 e 5%, para mais ou para menos.

A escolha da Indústria/Varejo é feita por sorteio de forma probabilística e estratificada. O respondente (entrevistado) é o responsável pelas compras na loja e o gerente/diretor na indústria. O método utilizado é o de lembrança espontânea de marca.

Mais informações - Valcídio Perotti/diretor da Alternativa Editorial
Fone – (41) 3340-4646

Fonte: Vera Mari Damian

Sindimadeira_rs ITTO