Voltar
Notícias
03
out
2006
(GERAL)
Crescem as exportações para os Estados Unidos
As exportações brasileiras para os Estados Unidos somaram US$ 18,5 bilhões de janeiro a setembro deste ano, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A cifra representa um aumento de 10,24% em relação aos US$ 16,77 bilhões do mesmo período de 2005. Só em setembro, as vendas para aquele país totalizaram US$ 2,45 bilhões, 1,78% a mais do que o obtido em agosto deste ano (2,4 bilhões) e 26,5% maior que os US$ 1,93 bilhão registrados no mesmo mês do ano passado.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, o crescimento das vendas em setembro foi influenciado por combustíveis, máquinas e equipamentos, siderúrgicos, etanol, madeira, pedras ornamentais e café. A Flórida é o quarto maior estado dos EUA no ranking norte-americano de comércio exterior, atingindo US$ 74 bilhões ao ano.
Atualmente, o Brasil é o seu principal parceiro comercial. No dia 12 de outubro, a Câmara de Comércio Brasileiro-Americana da Flórida, que vai completar 25 anos e conta com uma parcela de 20% de seus 300 membros formada por empresas brasileiras, promove um evento no qual será entregue o “Prêmio Excelência”, concedido sempre a um executivo, americano ou brasileiro, que tenha se destacado no mercado norte-americano.
O homenageado deste ano é um brasileiro, Marcelo Odebrecht, presidente das organizações Odebrecht, que é membro da Câmara desde 1990 e completa 15 anos de presença nos Estados Unidos agora, em 2006.
Para o presidente da Câmara, Roberto Londono, apesar dos déficits crescentes do Brasil com a Flórida nos últimos anos, as exportações brasileiras para o estado têm se ampliado.
“O Brasil que tradicionalmente vendia para a Flórida bens menos elaborados, tem aumentado as vendas de autopeças e aeronaves, por exemplo.”
O grande potencial da pauta de exportações brasileira para a Flórida é o etanol”, avalia Roberto Londono.
Cristina Borges Guimarães e Viviane Monteiro
São Paulo e Brasília
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, o crescimento das vendas em setembro foi influenciado por combustíveis, máquinas e equipamentos, siderúrgicos, etanol, madeira, pedras ornamentais e café. A Flórida é o quarto maior estado dos EUA no ranking norte-americano de comércio exterior, atingindo US$ 74 bilhões ao ano.
Atualmente, o Brasil é o seu principal parceiro comercial. No dia 12 de outubro, a Câmara de Comércio Brasileiro-Americana da Flórida, que vai completar 25 anos e conta com uma parcela de 20% de seus 300 membros formada por empresas brasileiras, promove um evento no qual será entregue o “Prêmio Excelência”, concedido sempre a um executivo, americano ou brasileiro, que tenha se destacado no mercado norte-americano.
O homenageado deste ano é um brasileiro, Marcelo Odebrecht, presidente das organizações Odebrecht, que é membro da Câmara desde 1990 e completa 15 anos de presença nos Estados Unidos agora, em 2006.
Para o presidente da Câmara, Roberto Londono, apesar dos déficits crescentes do Brasil com a Flórida nos últimos anos, as exportações brasileiras para o estado têm se ampliado.
“O Brasil que tradicionalmente vendia para a Flórida bens menos elaborados, tem aumentado as vendas de autopeças e aeronaves, por exemplo.”
O grande potencial da pauta de exportações brasileira para a Flórida é o etanol”, avalia Roberto Londono.
Cristina Borges Guimarães e Viviane Monteiro
São Paulo e Brasília
Fonte: Gazeta
Notícias em destaque
Setor madeireiro mostra resiliência e mira retomada em 2026
Somapar, STCP e WoodFlow avaliam o mercado e apontam 2026 como um ano de reorganização, cautela e oportunidades para a madeira...
(MADEIRA E PRODUTOS)
Programa de Apicultura da Suzano bate recorde e consolida Três Lagoas como líder na produção de mel em MS
Com 309 toneladas produzidas em 2024, iniciativa reúne 158 apicultores e registra crescimento de 48% em relação ao ano...
(AGRO)
Arábia Saudita: novas oportunidades para o mobiliário brasileiro no Oriente Médio
Com economia em expansão e forte investimento em habitação e urbanização, a Arábia Saudita desponta como...
(MERCADO)
Sem floresta não há discurso e nem futuro
Nos empreendimentos florestais industriais, que exigem ciclos longos, investimentos elevados e planejamento de décadas, existe uma verdade...
(SILVICULTURA)
Departamento de Comércio dos EUA abre investigação de subsídios em Madeira Suave: Brasil está na mira
Abertura de investigação referente a programas de subsídios aplicados ao setor de madeira de coníferas (Softwood...
(INTERNACIONAL)
A Associação Nacional de Cozinhas e Banheiros (National Kitchen & Bath Association) divulga o relatório de Tendências para Banheiros de 2026.
Em consenso quase unânime, 96% dos entrevistados identificaram os tons neutros como as cores mais populares para banheiros.
A National...
(INTERNACIONAL)














