Voltar

Notícias

26
set
2006
(GERAL)
Macaúba alternativa para biocombustível
Seduzidos pelos encantos de Veneza, os 150 participantes da conferência “Perspectivas para o Agronegócio: um panorama para os próximos cinco anos”, promovida pelo grupo Agrenco na histórica cidade italiana, foram surpreendidos com a informação de que a macaúba, uma planta pouco conhecida até mesmo pelos brasileiros, poderá nos próximos anos se tornar uma alternativa para a produção de biocombustível.

Ao fazer essa revelação, o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Soja, Décio Luiz Gozzoni, levou em conta algumas necessidades pouco consideradas pela maioria dos envolvidos com a cadeia dos biocombustíveis.

Diante da expectativa de uma demanda maior provocada pelas crescentes dificuldades de exploração dos combustíveis fósseis e também por sua utilização como arma política, um programa para os biocombustíveis terá que levar em conta a utilização de plantas de alta produtividade como matéria-prima.

Outra consideração é que assim como as fontes energéticas, a questão da água também adquire importância, lembrando vários indicadores preocupantes de problemas climáticos e escassez de água.

Fonte: Gabriel de Salles - Veneza (Itália)

Sindimadeira_rs ITTO