Voltar

Notícias

25
set
2006
(GERAL)
Manejo florestal torna-se mais viável
Muitos empresários do setor alegam dificuldade na adoção de práticas de manejo sustentável devido ao alto custo inicial de operação comparado às práticas convencionais. A idéia de que manejo sustentável custa mais se deve à falta de planejamento da exploração, que acaba mascarando custos com a perda de matéria-prima.

A exploração convencional apresenta um desperdício de madeira de 24%, já nas florestas manejadas de forma sustentável o desperdício gira em torno de 7%. A redução do desperdício de matéria-prima e a racionalização do uso de máquinas e equipamentos são benefícios do planejamento, e que muitas vezes não são notados pelos empresários.

O manejo sustentável traz benefícios no longo prazo para todo o setor florestal e ainda pode gerar outros lucros com os chamados “serviços da floresta”, que vão desde a conservação da qualidade da água até a possibilidade de retorno financeiro em torno dos créditos de carbono. Outro aspecto positivo do manejo sustentável é a crescente exigência do mercado consumidor, especialmente internacional, por produtos ambientalmente mais corretos.

Fonte: Gisele Neuls (Estação Vida)

ITTO Sindimadeira_rs