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Notícias
22
nov
2005
(GERAL)
Suíça planeja importar mais móveis, têxteis e até jóias.
O comércio com a Suíça, tradicionalmente deficitário para o Brasil, pode mudar e com a ajuda das pequenas empresas: levantamento feito pela Câmara de Comércio Suíço-Brasileira apontou que há oportunidades para os exportadores dos setores têxtil (moda praia e esportiva), móveis (principalmente de madeira), cosméticos, alimentos orgânicos, artesanato e jóias.
Alguns desses segmentos, em que há várias pequenas, são isentos de pagar tarifas de importação na Suíça, como é o caso dos móveis e jóias. No caso de têxteis e alimentos, há desconto tarifário.
Muitos produtos brasileiros estão listados no Sistema Geral de Preferências (SGP) suíço. Países desenvolvidos oferecem redução ou isenção de tarifas para alguns itens fornecidos pelos considerados - em desenvolvimento - , via SGP.
Os exportadores de máquinas e aparelhos elétricos, metais (alumínio, níquel), ferramentas e calçados, também são exemplos de quem não paga tarifa ao exportar para a Suíça. Alguns produtos agrícolas têm desconto.
Essas e outras informações serão divulgadas para os empresários brasileiros até o início de outubro.
"Pretendemos lançar um guia com informações gerais sobre a Suíça e aumentar o volume de negócios. O Brasil é deficitário na balança comercial", disse Paulo von Scala, gerente de negócios da Câmara. Até julho, o déficit foi de US$ 411,1 milhões, com exportações brasileiras somando US$ 159 milhões.
Guia para exportar
O guia apresentará a economia suíça, sua moeda, perfil do comércio exterior (o país importa e exporta em grande quantidade), estrutura de comercialização, acesso a mercados (informações tarifárias), entre outros dados.
O empresário interessado em exportar poderá utilizar os serviços da Câmara, que também estarão explicados no guia.
É possível identificar potenciais importadores de duas formas: gratuitamente, quando a entidade fornece o contato de associações ou empresas naquele país; ou pago, quando há intermediação.
"No primeiro caso disponibilizamos informações do nosso banco de dados. No segundo, fazemos pesquisa de mercado para a empresa", explicou von Scala. Os valores variam conforme setor ou tipo de levantamento. Uma empresa que recentemente utilizou o serviço, desembolsou R$ 200.
Design como atração
O design dos produtos brasileiros pode ajudar a criar oportunidades para produtos como jóias e têxteis.
"No caso das jóias é importante pela diversificação, já que os suíços produzem, mas de forma tradicional. Em moda praia e esportiva, por exemplo, o Brasil é um referencial de País de calor e de gente bonita, o que desperta interesse", disse von Scala.
DCI
18/Set/03
Alguns desses segmentos, em que há várias pequenas, são isentos de pagar tarifas de importação na Suíça, como é o caso dos móveis e jóias. No caso de têxteis e alimentos, há desconto tarifário.
Muitos produtos brasileiros estão listados no Sistema Geral de Preferências (SGP) suíço. Países desenvolvidos oferecem redução ou isenção de tarifas para alguns itens fornecidos pelos considerados - em desenvolvimento - , via SGP.
Os exportadores de máquinas e aparelhos elétricos, metais (alumínio, níquel), ferramentas e calçados, também são exemplos de quem não paga tarifa ao exportar para a Suíça. Alguns produtos agrícolas têm desconto.
Essas e outras informações serão divulgadas para os empresários brasileiros até o início de outubro.
"Pretendemos lançar um guia com informações gerais sobre a Suíça e aumentar o volume de negócios. O Brasil é deficitário na balança comercial", disse Paulo von Scala, gerente de negócios da Câmara. Até julho, o déficit foi de US$ 411,1 milhões, com exportações brasileiras somando US$ 159 milhões.
Guia para exportar
O guia apresentará a economia suíça, sua moeda, perfil do comércio exterior (o país importa e exporta em grande quantidade), estrutura de comercialização, acesso a mercados (informações tarifárias), entre outros dados.
O empresário interessado em exportar poderá utilizar os serviços da Câmara, que também estarão explicados no guia.
É possível identificar potenciais importadores de duas formas: gratuitamente, quando a entidade fornece o contato de associações ou empresas naquele país; ou pago, quando há intermediação.
"No primeiro caso disponibilizamos informações do nosso banco de dados. No segundo, fazemos pesquisa de mercado para a empresa", explicou von Scala. Os valores variam conforme setor ou tipo de levantamento. Uma empresa que recentemente utilizou o serviço, desembolsou R$ 200.
Design como atração
O design dos produtos brasileiros pode ajudar a criar oportunidades para produtos como jóias e têxteis.
"No caso das jóias é importante pela diversificação, já que os suíços produzem, mas de forma tradicional. Em moda praia e esportiva, por exemplo, o Brasil é um referencial de País de calor e de gente bonita, o que desperta interesse", disse von Scala.
DCI
18/Set/03
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