Voltar

Notícias

(GERAL)
Moveleiros plantam 681 mil mudas de árvores
Com objetivo de potencializar a atividade de reflorestamento, o Sindicato das Indústrias Madeireiras, Moveleiras, Similares do Vale do Uruguai (Simovale) e a Associação dos Moveleiros do Oeste de SC (Amoesc) iniciaram o Projeto Reflorestar. Até o mês de setembro, 681 mil mudas de árvores das espécies eucalipto e pínus serão plantadas nas propriedades dos 22 moveleiros que aderiram ao projeto.

As entidades são responsáveis pela doação das mudas mediante investimento aproximado de R$ 100 mil. Aos empresários coube a viabilização das terras para o plantio e os cuidados pós-semeadura. O plantio será desenvolvido em áreas impróprias para a agricultura tradicional, tornando a atividade de reflorestamento “uma nova opção econômica de exploração do solo e de auto-suficiência de matéria-prima para a cadeia produtiva do setor de madeira e de móveis do oeste”, destacou o idealizador do projeto, presidente do Simovale, Waldemar Schmitz. .

“Como conseqüência, teremos o aumento da competitividade do setor industrial com a diminuição dos custos de transporte e a agregação de valor, gerando o fortalecimento da economia regional”, acrescenta Schmitz. Das árvores plantadas, 75% serão eucaliptos e 25%, pínus. A extração de eucalipto será feita, em média, 10 anos após o plantio e a de pínus, dentro de 15 a 20 anos. Os moveleiros da região oeste catarinense adquirem matéria-prima (madeira) principalmente dos Estados do Rio Grande do Sul e do Paraná. .

Fonte: Henrique Puccini (DCI)

Fonte:

Jooble Neuvoo