Voltar

Notícias

(GERAL)
Países se reúnem para discutir Protocolo de Kyoto
Representantes de 165 nações se reuniram nesta quarta-feira (17) para discutir o progresso no Protocolo de Kyoto sobre mudanças climáticas, e possibilidades de estender o pacto.

Antes das reuniões em Bonn, Alemanha, os representantes se encontraram discutir como fortalecer ainda mais a cooperação internacional, para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e reagir aos impactos das mudanças climáticas.

"Existe agora um forte consenso sobre a necessidade de reduzir as emissões para proteger o clima global", Richard Kinley, diretor interino do Secretariado de Mudanças Climáticos das Nações Unidas, disse em uma declaração.

"Foi colocada bastante ênfase na promoção de incentivos econômicos para promover ações para reduzir as emissões - para países industrializados e em desenvolvimento", disse.

Entre as abordagens possíveis discutidas estavam incentivos para países em desenvolvimento para atenuar as mudanças climáticas, assegurar a cooperação na pesquisa e desenvolvimento e a necessidade de envolver o setor privado.

O Protocolo de Kyoto, que entrou em vigor em fevereiro de 2004, ratifica cortes nas emissões de dióxido de carbono e cinco outros gases em 35 nações industrializadas até 2012, em um esforço para controlar os efeitos do aquecimento global. Os Estados Unidos rejeitaram o acordo.

As reuniões vão até 25 de maio. A ministra canadense do Meio Ambiente, Rona Ambrose, que está presidindo as conversas, disse que há um forte consenso entre os governos de que a humanidade está enfrentando um sério problema.

"Na região ártica do Canadá, as mudanças notadas pela comunidade inuit - como o derretimento da camada de gelo, mudanças no gelo marinho e a chegada novas espécies de animais migratórios - aumentaram a necessidade de aplicar-se medidas de adaptação", disse Ambrose.

(AP/ Estadão Online)

Fonte:

Jooble Neuvoo