Voltar
Notícias
21
abr
2006
(GERAL)
Rondônia lança jogo virtual para universitários
A comunidade universitária de Rondônia participou, no auditório do Centro de Educação Tecnológica de Rondônia (Cetene), na capital Porto Velho, do lançamento do jogo virtual Desafio Sebrae 2006. Na mesma data, iniciaram-se as inscrições das equipes, que podem ter de três a cinco componentes, representando vários cursos, inclusive equipes mistas, de diferentes instituições de ensino superior.
Este ano, o tema do jogo empresarial para universitários será a administração de uma empresa de um importante setor produtivo do País, principalmente da Amazônia: o de madeira e móveis. A opção fez-se em função de sua importância na economia nacional. O setor é responsável, hoje, por 7% do emprego industrial e pela exportação de US$ 1 bilhão em produtos e serviços.
O Desafio Sebrae é a oportunidade prática que a comunidade acadêmica brasileira tem para despertar o espírito empreendedor nos estudantes. O jogo simula a gestão de uma empresa, pelas equipes de universitários, no período de cinco meses.
Em Rondônia, além dos próprios universitários, o Sebrae conta com o apoio das Instituições de Ensino Superior (IES), seus centros acadêmicos e empresas juniores. Os campeões da fase estadual em 2005 foram os estudantes Julio César Brito, Fábio Vieira Ferreira, Alex Souza e Greice Kelly Farias da Silva, da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (Faro), que formaram a equipe 'Suprema'. Eles representaram o Estado na semifinal do jogo no ano passado.
Números
Rondônia teve, em 2005, 512 inscritos ao Desafio Sebrae, divididos em 123 times, de 21 faculdades e universidades públicas e particulares. Criada em 2000, a competição vem crescendo e aumentando a expectativa na comunidade universitária brasileira. Em sua primeira realização, apenas com brasileiros, foram inscritos mil concorrentes. Em 2005, esse número subiu para 50 mil competidores de todo o País.
Mas o Desafio Sebrae já ultrapassou fronteiras, envolvendo estudantes da Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. Além disso, houve a implantação, em 2004, do jogo piloto na Colômbia e Peru.
No Brasil, o primeiro vencedor do Desafio Sebrae foi o Estado de São Paulo, seguido de Minas Gerais (duas vezes), Mato Grosso do Sul e, em 2004, Roraima – o primeiro da região amazônica. A equipe de Roraima também disputou a primeira final latino-americana do jogo, que teve como vencedores os universitários do Paraguai. Os contemplados em 2005 foram novamente os paulistas, vencendo tanto a etapa nacional como a internacional.
Serviço: Sebrae em Rondônia - (69) 3217-3845 / 3800
Agência Sebrae de Notícias
Este ano, o tema do jogo empresarial para universitários será a administração de uma empresa de um importante setor produtivo do País, principalmente da Amazônia: o de madeira e móveis. A opção fez-se em função de sua importância na economia nacional. O setor é responsável, hoje, por 7% do emprego industrial e pela exportação de US$ 1 bilhão em produtos e serviços.
O Desafio Sebrae é a oportunidade prática que a comunidade acadêmica brasileira tem para despertar o espírito empreendedor nos estudantes. O jogo simula a gestão de uma empresa, pelas equipes de universitários, no período de cinco meses.
Em Rondônia, além dos próprios universitários, o Sebrae conta com o apoio das Instituições de Ensino Superior (IES), seus centros acadêmicos e empresas juniores. Os campeões da fase estadual em 2005 foram os estudantes Julio César Brito, Fábio Vieira Ferreira, Alex Souza e Greice Kelly Farias da Silva, da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (Faro), que formaram a equipe 'Suprema'. Eles representaram o Estado na semifinal do jogo no ano passado.
Números
Rondônia teve, em 2005, 512 inscritos ao Desafio Sebrae, divididos em 123 times, de 21 faculdades e universidades públicas e particulares. Criada em 2000, a competição vem crescendo e aumentando a expectativa na comunidade universitária brasileira. Em sua primeira realização, apenas com brasileiros, foram inscritos mil concorrentes. Em 2005, esse número subiu para 50 mil competidores de todo o País.
Mas o Desafio Sebrae já ultrapassou fronteiras, envolvendo estudantes da Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. Além disso, houve a implantação, em 2004, do jogo piloto na Colômbia e Peru.
No Brasil, o primeiro vencedor do Desafio Sebrae foi o Estado de São Paulo, seguido de Minas Gerais (duas vezes), Mato Grosso do Sul e, em 2004, Roraima – o primeiro da região amazônica. A equipe de Roraima também disputou a primeira final latino-americana do jogo, que teve como vencedores os universitários do Paraguai. Os contemplados em 2005 foram novamente os paulistas, vencendo tanto a etapa nacional como a internacional.
Serviço: Sebrae em Rondônia - (69) 3217-3845 / 3800
Agência Sebrae de Notícias
Fonte:
Notícias em destaque
Setor madeireiro mostra resiliência e mira retomada em 2026
Somapar, STCP e WoodFlow avaliam o mercado e apontam 2026 como um ano de reorganização, cautela e oportunidades para a madeira...
(MADEIRA E PRODUTOS)
Programa de Apicultura da Suzano bate recorde e consolida Três Lagoas como líder na produção de mel em MS
Com 309 toneladas produzidas em 2024, iniciativa reúne 158 apicultores e registra crescimento de 48% em relação ao ano...
(AGRO)
Arábia Saudita: novas oportunidades para o mobiliário brasileiro no Oriente Médio
Com economia em expansão e forte investimento em habitação e urbanização, a Arábia Saudita desponta como...
(MERCADO)
Sem floresta não há discurso e nem futuro
Nos empreendimentos florestais industriais, que exigem ciclos longos, investimentos elevados e planejamento de décadas, existe uma verdade...
(SILVICULTURA)
Departamento de Comércio dos EUA abre investigação de subsídios em Madeira Suave: Brasil está na mira
Abertura de investigação referente a programas de subsídios aplicados ao setor de madeira de coníferas (Softwood...
(INTERNACIONAL)
A Associação Nacional de Cozinhas e Banheiros (National Kitchen & Bath Association) divulga o relatório de Tendências para Banheiros de 2026.
Em consenso quase unânime, 96% dos entrevistados identificaram os tons neutros como as cores mais populares para banheiros.
A National...
(INTERNACIONAL)














