Voltar

Notícias

(GERAL)
Sema apresenta sistema de gestão ambiental para madeireiras em Sinop
Será apresentado neste sábado, às 14 horas, no auditório da Câmara Municipal, em Sinop, o SISFLORA - Sistema de Cadastro, Comercialização e Transporte de Produtos Florestais. O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad) está convidando todos os madeireiros da região para participar. A reunião será realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

O supervisor de transporte de produtos florestais da Sema, Félix Rezende, fará esclarecimentos e demonstrações sobre o uso do sistema via internet, que já está em operação. No início de janeiro, o sistema passou por atualizações e passou a oferecer o controle de saldo, que poderá ser acessado pelo empresário do setor madeireiro de qualquer terminal de computador. Com esta facilidade a empresa poderá acompanhar a movimentação do seu saldo, como se fosse um sistema bancário.

O Sisflora pode ser utilizado por representantes de serrarias, laminação, industrialização, comércio e armazenamento, extração e coleta. O sistema organiza e controla as operações de cadastro junto ao Sema e automatiza as operações de comercialização e transporte de toras de madeira entre o explorador e a serraria ou laminadora. Pelo sistema também são feitos a declaração de estoque, emissão das Guias Florestais, plano de manejo sustentável, plano de exploração florestal, pedido de exploração florestal simplificada (PEFS), entre outras operações.

Em Sinop, até início de abril, 141 indústrias tiveram seus cadastros aprovados pela secretaria e começaram a ser atendidas com Guias Florestais (GFs), que substituíram as extintas ATPF’s. O cadastramento das madeireiras começou em janeiro, quando a Sema assumiu a gestão florestal no Estado.

Fonte: Só Notícias/Tania Rauber

Fonte:

Jooble Neuvoo