Voltar
Notícias
16
mar
2006
(GERAL)
Transporte de carga cresceu 13%
As concessionárias ferroviárias de carga transportaram no ano passado 391 milhões de toneladas úteis (TU), 13% a mais do que em 2004 (346 milhões de TU).
O diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, estima que o setor crescerá entre 9% e 11% este ano. De acordo com ele, o transporte de carga pelas ferrovias apresentou evolução de 60% entre 1997 e 2005.
Vilaça declarou que as empresas consideraram positiva a atitude do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de abrir este ano uma linha de crédito para que as ferrovias possam realizar investimentos com o objetivo de combater problemas como invasões dos trilhos em áreas urbanas. Há em todo o Brasil cerca de 11 mil passagens de nível (cruzamento com áreas rodoviárias) onde os trens são obrigados a reduzir velocidade ou parar.
De acordo com Vilaça, as empresas acreditam que este investimento deveria ser feito pelo poder público." Como o Estado não pode fazer, as empresas têm interesse no financiamento, mas vão pedir que o crédito seja descontado das parcelas de arrendamento das concessões" , disse.
O arrendamento é uma espécie de aluguel pago pelas empresas ao governo pelo uso das infra-estrutura ferroviária. Segundo Vilaça, as parcelas de arrendamento das concessionárias somam R$ 370 milhões por ano.
Jornal do Commercio
Newlog
O diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, estima que o setor crescerá entre 9% e 11% este ano. De acordo com ele, o transporte de carga pelas ferrovias apresentou evolução de 60% entre 1997 e 2005.
Vilaça declarou que as empresas consideraram positiva a atitude do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de abrir este ano uma linha de crédito para que as ferrovias possam realizar investimentos com o objetivo de combater problemas como invasões dos trilhos em áreas urbanas. Há em todo o Brasil cerca de 11 mil passagens de nível (cruzamento com áreas rodoviárias) onde os trens são obrigados a reduzir velocidade ou parar.
De acordo com Vilaça, as empresas acreditam que este investimento deveria ser feito pelo poder público." Como o Estado não pode fazer, as empresas têm interesse no financiamento, mas vão pedir que o crédito seja descontado das parcelas de arrendamento das concessões" , disse.
O arrendamento é uma espécie de aluguel pago pelas empresas ao governo pelo uso das infra-estrutura ferroviária. Segundo Vilaça, as parcelas de arrendamento das concessionárias somam R$ 370 milhões por ano.
Jornal do Commercio
Newlog
Fonte:
Notícias em destaque

As exportações de madeira da Malásia podem ganhar vantagem competitiva nos EUA?
As exportações de madeira da Malásia podem ganhar vantagem competitiva no mercado americano devido às tarifas mais...
(INTERNACIONAL)

Onde está localizada a maior árvore do mundo? Sua altura supera a do Cristo Redentor
Com um tamanho gigantesco, essas árvores podem ser consideradas verdadeiros arranha-céus verdes. Algumas delas têm o dobro da...
(GERAL)

O Brasil se tornou o maior fornecedor de aglomerados de madeira da China
De acordo com a Alfândega da China, as importações de aglomerados de madeira da Tailândia caíram 51% no primeiro...
(MADEIRA E PRODUTOS)

Governo de Ontário lança "Plano de Ação para Construção Avançada em Madeira"
O governo de Ontário lançou o Plano de Ação para Construção Avançada em Madeira para aumentar a...
(GERAL)

Construção do arranha-céu de madeira maciça ‘mais alto do mundo’ está em andamento
Começou a construção do Neutral Edison (The Edison), uma torre de madeira maciça de 31 andares no centro de Milwaukee,...
(MADEIRA E PRODUTOS)

Construção em madeira em massa atingirá US$ 1,5 bilhão até 2031
A indústria global de construção em madeira em massa gerou US$ 857,1 milhões em 2021 e a previsão...
(MADEIRA E PRODUTOS)