Voltar

Notícias

28
jan
2026
(INTERNACIONAL)
A fúria do inverno castiga o país e impacta a indústria madeireira.

A última semana de janeiro começou com uma forte tempestade de inverno. Pelo menos 20 estados foram afetados, do Novo México ao Maine, de acordo com dados preliminares do Serviço Nacional de Meteorologia. Algumas cidades, como Ramah Lake, no Novo México, registraram apenas 7,6 cm de neve, enquanto Fairview, em Nova York, foram registrados 42 cm.

O número de mortos ainda é incerto, já que diferentes fontes divulgaram números distintos. O Weather Channel reportou pelo menos 12 mortes até o momento, enquanto o New York Post reporta 26 mortes e a ABC , 22. As causas dessas mortes variam de hipotermia a emergências médicas relacionadas à remoção de neve.

Meteorologistas da AccuWeather afirmam que a tempestade de inverno deve resultar em um prejuízo econômico estimado entre US$ 105 bilhões e US$ 115 bilhões. Aproximadamente 14.000 voos foram cancelados devido ao gelo, as cadeias de suprimentos sofreram interrupções por conta das condições das estradas, e as temperaturas congelantes previstas para o restante da semana não devem melhorar a situação.

As condições climáticas de inverno ainda são esperadas ao longo da semana.

Essa tempestade "de proporções históricas", chamada de tempestade Fern, durou do início da manhã de sábado até a segunda-feira, deixando aproximadamente 800.000 residências e empresas sem energia. Tennessee, Mississippi e Louisiana registraram a maioria dos cortes de energia, com quase 515.000 moradores relatando a falta de luz durante o fim de semana. Na noite de segunda-feira, um total de 750.000 pessoas em nove estados relataram esses cortes generalizados de energia. O gelo tornou as estradas intransitáveis, e muitos governadores estaduais pediram às pessoas que evitassem sair de casa, a menos que fosse uma emergência.

Empresas de processamento de madeira e manufatura sofreram interrupções em suas operações ao longo da trajetória da tempestade devido ao mau tempo e às condições das estradas. A Häfele America, em Archdale, Carolina do Norte, anunciou operações limitadas no início da semana devido às condições climáticas adversas.

“Continuamos trabalhando diligentemente para minimizar qualquer impacto aos nossos clientes e agradecemos a sua paciência neste momento”, diz o comunicado. “Novas atualizações, assim que estiverem disponíveis, também serão publicadas em nossas redes sociais.”

O acúmulo de neve e as condições de gelo obrigaram empresas em diversos estados a fechar por pelo menos um dia, incluindo:

• A CR Onsrud, com sede em Troutman, Carolina do Norte, fechou a fábrica na segunda-feira devido ao mau tempo. As operações serão retomadas assim que o tempo permitir. Para suporte técnico emergencial, acesse cronsrud.com/contact-us. • A Koetter Woodworking, fornecedora de materiais de construção no Condado de Clark, Indiana, anunciou nas redes sociais que estaria fechada na segunda-feira e reabriria na terça-feira. • A Woodcraft, em Cleveland, Ohio, fechou as portas no domingo, antes da tempestade, como medida de precaução. A loja também permaneceu fechada na segunda-feira.  • A Cabinet & Design Gallery, no Tennessee, fechou na segunda-feira devido às baixas temperaturas e às condições das estradas. cronsrud.com/contact-us.

As condições meteorológicas, no entanto, não irão melhorar a quantidade de neve no solo. A previsão indica temperaturas abaixo de zero para o resto da semana em muitos estados do Atlântico Médio e da costa leste.

Enquanto grande parte do país se recupera da neve, do gelo, do vento e das temperaturas congelantes, a Woodworking Network republicou um artigo do Wood Dr. sobre como as oficinas devem lidar com o frio . Como você, sua oficina, seus funcionários e até mesmo seus concorrentes foram afetados por esse "clima sem precedentes"?

https://www.woodworkingnetwork.com/news/woodworking-industry-news/winters-fury-pounds-country-impacts-wood-industry

Fonte: Woodworkingnetwork

ITTO Sindimadeira_rs