Notícias
Em 26 de novembro, o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, anunciou novas iniciativas para proteger os milhares (aproximadamente 217.000) de trabalhadores das indústrias madeireira e siderúrgica. Carney defendeu uma transformação da economia, tornando-a mais forte, autossuficiente e resiliente a choques globais, em vez de dependente de um único parceiro comercial.
Em um comunicado à imprensa, Carney abordou esses dois setores como a espinha dorsal da força de trabalho canadense. O Canadá pretende proteger empregos, estabilizar setores-chave, impulsionar a demanda interna por materiais fabricados no país e apoiar os trabalhadores por meio de requalificação profissional, para que a economia seja mais resiliente e menos vulnerável a interrupções comerciais. Segue o que foi declarado no comunicado referente à parte do setor de madeira serrada de coníferas:
O setor florestal do Canadá é a espinha dorsal de quase 300 comunidades, proporcionando mais de 194.000 empregos diretos – incluindo 11.000 para trabalhadores indígenas – e contribuindo com mais de 21 bilhões de dólares para o PIB em 2024. O setor sustenta outros 148.000 empregos indiretos em toda a cadeia de valor, tornando-se uma peça fundamental do motor econômico do Canadá.
A indústria de madeira serrada de coníferas sustenta esse ecossistema mais amplo. Os subprodutos da exploração e do processamento da madeira alimentam indústrias como a da construção civil (por exemplo, madeira laminada e compensada, painéis estruturais), a de energia (por exemplo, biocombustíveis) e a de manufatura (por exemplo, móveis, bioplásticos e produtos bioquímicos). A indústria de celulose e papel, que utiliza subprodutos de serrarias, responde por um quarto do emprego no setor florestal.
A indústria de madeira serrada de coníferas do Canadá também é altamente exposta ao comércio exterior, particularmente com os Estados Unidos, onde a demanda por madeira excede a capacidade de produção das serrarias nacionais. Em 2024, foram exportados US$ 7,3 bilhões em madeira serrada de coníferas para os EUA, representando quase 90% das exportações canadenses. A partir de outubro de 2025, a maioria das exportações está sujeita a uma taxa combinada de impostos e tarifas de 45,6%.
Com o aumento contínuo dos custos de produção, muitas serrarias são forçadas a tomar decisões difíceis. Desde 2022, 22 serrarias fecharam e mais de 50 reduziram suas operações, afetando diretamente mais de 5.600 trabalhadores.
Em meio a um cenário comercial global em rápida transformação, o Governo do Canadá tomou as seguintes medidas para proteger os empregos canadenses e garantir que a indústria de madeira serrada de coníferas permaneça competitiva:
Suporte de liquidez:
• Disponibilização de US$ 700 milhões em garantias de empréstimo, por meio do Programa de Garantia de Madeira Macia do BDC, para lidar com as pressões imediatas enfrentadas pelo setor de madeira macia.
•
• Disponibilizar financiamento mais flexível através do Programa de Empréstimos Tarifários para Grandes Empresas (LETL).
•
• Investir 500 milhões de dólares para impulsionar a diversificação de produtos e mercados, tornando o setor mais competitivo a longo prazo.
•
• Apoio a empresas afetadas pelo comércio internacional que estejam adaptando suas operações, incluindo o Fundo de Resposta Estratégica e a Iniciativa Regional de Resposta Tarifária.
•
• Apresentamos a Política de Compra de Produtos Canadenses.
•
Implementação de medidas relacionadas à força de trabalho, incluindo:
• Um pacote de requalificação para capacitar novamente os trabalhadores.
•
• Alianças da Força de Trabalho e Fundo de Inovação da Força de Trabalho.
•
• Semanas adicionais de Seguro-Desemprego para trabalhadores com longa experiência e prorrogação de algumas medidas do Seguro-Desemprego, como o tratamento de indenizações por rescisão contratual e a isenção do período de espera.
•
Novas medidas para apoiar a indústria de madeira serrada de coníferas do Canadá.
Além dos 700 milhões de dólares em garantias de empréstimo anunciadas para o Programa de Garantia de Madeira Serrada do Banco de Desenvolvimento do Canadá (BDC) em agosto de 2025, um aporte adicional de 500 milhões de dólares será disponibilizado para sustentar o programa até 2026, garantindo que as empresas tenham o financiamento e o suporte de crédito necessários para manter e reestruturar suas operações.
Para aliviar as pressões de liquidez a curto prazo, o Governo disponibilizará um montante de 500 milhões de dólares do Fundo de Empréstimos Tarifários para Grandes Empresas, a fim de fornecer apoio direcionado aos produtores de madeira serrada de coníferas. O acesso será simplificado e o programa será tornado mais responsivo, com base no feedback do setor – incluindo a remoção de requisitos de divulgação desnecessários, uma revisão da prioridade da dívida e critérios de elegibilidade mais flexíveis.
Construindo Casas no Canadá
O programa Build Canada Homes dará prioridade a projetos plurianuais de grande escala e prontos para execução imediata, que incorporem produtos de madeira canadenses e possam ser iniciados em até 12 meses. Isso criará uma demanda imediata para que as empresas produzam produtos de madeira para construção com valor agregado e atrairá capital para o setor de madeira serrada de coníferas.
Política de compra canadense
O novo governo do Canadá implementará uma Política de Compra de Produtos Canadenses para priorizar materiais canadenses em todos os contratos acima de 25 milhões de dólares. A política também se aplicará a todos os programas de Subvenções e Contribuições do Governo do Canadá, incluindo os programas federais de financiamento de infraestrutura. Ela se concentra nas cadeias de suprimentos: embora não exija que o fornecedor contratado seja canadense, exige aço, alumínio e madeira serrada canadenses quando o valor ultrapassar 250 mil dólares.
Força-Tarefa Canadense para a Transformação do Setor Florestal
A experiência do Canadá permitirá o desenvolvimento de um serviço personalizado de orientação que ajudará o setor a navegar pelos programas federais, além de fornecer suporte técnico a outros departamentos para acelerar o processamento de solicitações de operadores de madeira serrada. Ademais, o Governo do Canadá está criando a Força-Tarefa Canadense para a Transformação do Setor Florestal, que trabalhará com as províncias, territórios e partes interessadas do setor para identificar medidas de reestruturação de longo prazo que ajudarão a garantir a competitividade da indústria de madeira serrada nos próximos anos.
Após receber as recomendações do Grupo de Trabalho, o governo tomará medidas para ajudar a reestruturar o setor e posicioná-lo melhor a médio e longo prazo.
Para ler o comunicado de imprensa completo e obter informações sobre as medidas do governo em relação à indústria siderúrgica, visite pm.gc.ca.
Por Dakota Smith.
Fonte: Woodworkingnetwork
Notícias em destaque














