Notícias
Em consenso quase unânime, 96% dos entrevistados identificaram os tons neutros como as cores mais populares para banheiros.
A National Kitchen & Bath Association ( NKBA | KBIS ), principal associação comercial mundial do setor de cozinhas e banheiros, avaliado em US$ 228 bilhões, e que representa quase 55.000 profissionais da área na América do Norte, divulgou seu Relatório de Tendências para Banheiros de 2026. Composto por dados gerados por uma pesquisa respondida por quase 700 especialistas do setor, incluindo designers, fabricantes, reformadores, arquitetos e outros, o relatório oferece uma visão abrangente das tendências atuais e futuras em banheiros residenciais que terão o maior impacto em 2026 e nos anos seguintes.
De acordo com o relatório, o cenário do design de banheiros está em constante transformação — a evolução da tecnologia para banheiros marca uma mudança iminente no ambiente doméstico. À medida que a tecnologia residencial continua a apresentar mais oportunidades e inovações, três áreas de crescimento no setor de banheiros se destacam:
● Proprietários mais jovens estão buscando inspiração em inteligência artificial para projetos que integrem recursos inteligentes, sustentabilidade e estilo.
● A integração de casas inteligentes está se expandindo rapidamente por meio de chuveiros, iluminação e sistemas de energia inteligentes.
● Recursos voltados para a saúde, ferramentas para redução do estresse e inovações para o envelhecimento no próprio lar estão se tornando comuns.
Além da tecnologia, gostos e estilos de vida personalizados continuam sendo a força motriz por trás da seleção de cores, estilos e materiais, bem como configurações de armazenamento e layout do banheiro. “O design de banheiros está se tornando profundamente pessoal”, disse Bill Darcy, presidente e CEO global da NKBA | KBIS. “Além de considerações como valor de revenda, os designers estão se concentrando em como os espaços apoiam os rituais, preferências e rotinas de autocuidado individuais do proprietário. Essa perspectiva incentiva a criatividade, tendências de nicho e designs que realmente refletem como as pessoas vivem hoje.”
As principais conclusões incluem:
● Em concordância quase total, 96% dos entrevistados identificaram os tons neutros como as cores mais populares para banheiros, com o branco-sujo (58%), o marrom claro/bege (54%) e o branco (40%) recebendo a resposta dominante, à frente do marrom escuro (30%), do preto (18%) e do cinza escuro/ardósia (18%).
● Tons de verde com base marrom – sálvia (64%) e oliva (43%) – devem ser escolhas populares, enquanto tons mais vibrantes – verde-azulado/turquesa (19%) e esmeralda/zimbro (16%) – receberam muito menos atenção.
● O design de transição/atemporal lidera a lista, com 70% dos entrevistados citando-o como um estilo popular nos próximos três anos. O estilo é seguido pelos designs orgânico/natural (65%) e contemporâneo/moderno/minimalista (57%).
● Os proprietários de imóveis estão buscando rejunte menor ou inexistente no piso, de acordo com 89% dos entrevistados. Além disso, 91% concordam que durabilidade e praticidade para minimizar a manutenção são as principais considerações na escolha de um material para piso, corroborando a opinião de 80% que acreditam que pisos de grande formato serão os mais populares nos próximos três anos.
● Bancadas de madeira (62%) ultrapassaram as pintadas (53%) em popularidade, à medida que o design biofílico continua a ser priorizado no banheiro.
● Para torneiras, os acabamentos fosco (54%), escovado (51%) e acetinado (46%) foram mais populares do que o polido (39%), reforçando a tendência de design orgânico e natural.
De acordo com 72% dos entrevistados, a área total do banheiro aumentará para dar lugar a espaços voltados para o bem-estar, considerações de design universal e soluções de armazenamento eficientes. Mais da metade (55%) afirma que um chuveiro maior é mais importante do que ter uma banheira, o que permite a inclusão de recursos e comodidades semelhantes a um spa dentro do chuveiro, como opções de vapor, sauna, aromaterapia, cromoterapia e assentos e prateleiras integrados.
Entretanto, a distribuição do espaço no banheiro principal é uma prioridade máxima, segundo 89% dos entrevistados.
A integração do design do banheiro com a experiência de um hotel ou resort deverá se tornar uma prática popular, segundo 77% dos entrevistados, reforçando a união de bem-estar, tecnologia e sustentabilidade em uma filosofia de design única e coesa. Não se trata de um recurso isolado, como um vaso sanitário inteligente (embora 51% concordem que a popularidade dos vasos sanitários inteligentes aumentará nos próximos três anos) ou uma nova cor de azulejo (azulejos estampados e texturizados estão ganhando destaque, de acordo com 66%). Em vez disso, trata-se de uma mudança fundamental na forma como percebemos e usamos o banheiro principal. Ele está se transformando de um espaço puramente utilitário em um santuário dedicado ao bem-estar físico e mental, além de ser inteligente e ecologicamente consciente.
A qualidade da iluminação é uma das principais considerações no design de banheiros, segundo 91% dos entrevistados. Na prática, isso significa priorizar camadas e níveis de iluminação:
● 92% concordam que a iluminação funcional deve sempre estar presente no banheiro principal.
● 51% preveem que a iluminação ambiente no chuveiro ganhará destaque.
● 80% incluem iluminação específica para o período noturno e 88% consideram a iluminação natural uma prioridade máxima.
● 47% são favoráveis à iluminação integrada em espelhos nos próximos três anos.
Em escala crescente, a tecnologia inteligente está sendo integrada para alcançar rituais diários mais individualizados e como uma ferramenta para impactar o bem-estar geral.
Em um nível mais simples, soluções de armazenamento personalizadas com módulos configuráveis para simplificar a vida estão sendo cuidadosamente integradas ao design de gabinetes e armários de banheiro. O armazenamento específico para cada item inclui compartimentos embutidos para ferramentas de cabelo, maquiagem e medicamentos, integração elétrica, divisórias e organizadores personalizados para maximizar a eficiência das gavetas e estações de carregamento para dispositivos eletrônicos dentro dos gabinetes. Aliadas à inspiração de estilo personalizado, essas considerações representam uma mudança profunda em direção a um estilo de vida sob medida.
Os elementos de design para o envelhecimento no próprio lar tornaram-se tão comuns que, além da funcionalidade, esses acessórios de design universal também priorizam a beleza. Barras de apoio, chuveiros sem degrau, bancos de chuveiro, entradas de chuveiro sem barreiras e portas mais largas são recursos de segurança sutis, porém cruciais, que tornam um banheiro principal mais luxuoso e sofisticado. Dos entrevistados, 32% concordam que o envelhecimento no próprio lar já é uma tendência consolidada; 48% concordam que está a caminho de se tornar uma.
Sobre a pesquisa do Relatório de Tendências de Banheiros de 2026
Esta pesquisa foi realizada online com 688 respondentes, membros da comunidade NKBA, e abrangeu ocupações específicas, incluindo designers (que representam 61% das respostas), showrooms, revendedores, especialistas, fabricantes, reformadores/empreiteiros de cozinhas e banheiros e arquitetos. Profissionais que não se enquadravam nas categorias anteriores, como fabricantes, lojas de materiais de construção, membros honorários e instaladores, foram excluídos. Os respondentes deveriam ter projetado, especificado ou vendido produtos para pelo menos um projeto de banheiro no último ano. Todas as idades eram elegíveis e o gênero era livre. O questionário autoaplicável, elaborado por amostra da NKBA, foi complementado por um questionário aplicado por entrevistadores terceirizados.
Por Dakota Smith
Fonte: Woodworkingnetwork
Notícias em destaque














