Notícias
A filial Lots da Biblioteca Pública do Brooklyn, selecionada na primeira rodada do Mass Timber Studio da NYCEDC, tem previsão de início de construção em 2025.
O Softwood Lumber Board ( SLB ), em parceria com o Serviço Florestal do USDA, está expandindo seu Programa Cidades Aceleradoras para promover soluções de construção acessíveis e sustentáveis por meio da construção em madeira. Com base em colaborações bem-sucedidas em Boston, Geórgia e Nova York, a próxima fase da iniciativa apresenta novos programas liderados pelas cidades de Portland, Oregon, e Santa Mônica, Califórnia.
Lançado para ajudar as cidades a testar e expandir abordagens de construção de baixo carbono, o Programa Cidades Aceleradoras oferece financiamento, suporte técnico e aprendizado entre pares para impulsionar a inovação no design e na construção em madeira. O programa de cada cidade concentra-se em melhorar o acesso à moradia, reduzir o carbono incorporado e fortalecer as economias locais por meio do desenvolvimento baseado em madeira.
“Cada cidade com a qual firmamos parceria traz novas perspectivas sobre como a madeira maciça pode ajudar a atingir metas de habitação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico”, disse Cees de Jager, presidente e CEO do Softwood Lumber Board. “Por meio do Programa Cidades Aceleradoras, estamos ajudando líderes locais e profissionais da construção a demonstrar que a construção em madeira não é apenas viável, mas também uma solução escalável para o desenvolvimento sustentável e acessível.”
Cidade de Portland
O Departamento de Habitação da Cidade de Portland (PHB) lançou um Programa Piloto de Subvenções para Estudos de Viabilidade de Construção em Madeira Maciça (Madeira Maciça) para explorar como a construção em madeira maciça pode apoiar as metas de sustentabilidade e as prioridades de habitação acessível da cidade. Com um financiamento combinado de US$ 450.000 do SLB (Departamento de Habitação do Estado de Portland), do Serviço Florestal e do PHB, o programa apoiará diversos projetos de desenvolvimento em andamento que testam a viabilidade e os benefícios do uso de madeira maciça em habitações multifamiliares e projetos comerciais relacionados. A partir de 2026, as equipes de projeto selecionadas realizarão estudos de viabilidade comparando o design, o custo e o desempenho de carbono entre a madeira maciça e os materiais de construção convencionais.
A iniciativa baseia-se na meta de Portland de alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e reflete a liderança da cidade no avanço de soluções de construção sustentáveis e de alto desempenho. Os resultados do projeto piloto irão orientar futuras atualizações de políticas, oportunidades de desenvolvimento da força de trabalho e estratégias mais amplas para habitação acessível e de baixo carbono, com vistas ao futuro apoio à construção em madeira maciça.
“Em meio a uma crise habitacional contínua, Portland está ansiosa para apoiar estratégias inovadoras de desenvolvimento habitacional”, disse Donnie Oliveira, Administrador Adjunto da Cidade de Portland para Desenvolvimento Comunitário e Econômico. “A madeira laminada estática a céu aberto representa uma oportunidade única de unir sustentabilidade ambiental, desenvolvimento da força de trabalho e um desenvolvimento habitacional mais rápido e acessível. Portland agradece ao Conselho de Madeira Macia (Softwood Lumber Board) e ao Serviço Florestal dos EUA (US Forest Service) pela parceria para levar adiante este trabalho crucial.”
Cidade de Santa Mônica
A cidade de Santa Monica está lançando o Santa Monica Mass Timber Accelerator, uma nova iniciativa criada para avaliar e expandir o uso de materiais de construção sustentáveis em projetos de desenvolvimento locais. Com um financiamento total de US$ 115.000 proveniente do SLB (Santa Monica Building Authority), do Serviço Florestal e da própria cidade, o programa concederá subsídios competitivos a equipes de projeto que estejam realizando estudos de viabilidade iniciais sobre o uso de madeira maciça em construções residenciais, comerciais e institucionais.
Por meio de eventos públicos, assistência técnica e colaboração com a indústria, o programa aumentará a conscientização sobre os benefícios ambientais e econômicos da madeira laminada colada (MLC), ao mesmo tempo que fomentará conexões entre arquitetos, incorporadores e líderes comunitários. Com o apoio de parceiros nacionais e locais, a iniciativa também avaliará oportunidades para o crescimento da força de trabalho e a redução de carbono no setor da construção civil em Santa Monica.
O programa, que decorrerá de novembro de 2025 a março de 2027, está alinhado com os objetivos mais amplos da cidade em matéria de sustentabilidade e habitação, promovendo abordagens inovadoras e com menor emissão de carbono para a construção e o desenvolvimento.
“A cidade de Santa Monica tem orgulho de dar continuidade à nossa tradição de liderança em sustentabilidade e demonstrar nosso compromisso com a inovação”, disse Shannon Parry, Diretora de Sustentabilidade de Santa Monica. “O acelerador de madeira maciça é uma oportunidade empolgante para mostrar como a sustentabilidade pode ser um catalisador para alcançarmos nossas metas de desenvolvimento econômico e habitacional.”
Por Dakota Smith
Fonte: Woodworkingnetwork
Notícias em destaque














