Voltar

Notícias

13
nov
2025
(CONSTRUÇÃO CIVIL)
Madeira engenheirada ganha destaque rumo à COP30 como solução de baixo carbono para a construção civil

Durante evento do Built by Nature no MASP, especialistas reforçam o papel do Brasil e da Urbem na transição para uma economia florestal positiva e sustentável

A madeira engenheirada está no centro da transição para uma construção mais limpa e sustentável. Tema central do evento Building for Forests: Global Collaboration & Documentary Premiere, promovido pelo Built by Nature (BbN) em 8 de novembro, no MASP (SP), que reforçou o papel da madeira engenheirada na agenda global de descarbonização, que ganhará força na COP30.

A Built by Nature é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é transformar o ambiente construído ao promover o uso responsável de madeira e de materiais bio-simbólicos na construção civil.

O evento contou com a presença dos vencedores do Built by Nature Prize, que reconhece projetos exemplares de arquitetura em madeira ao redor do mundo: Kim, do Baber Studio Architects (Austrália), com o Queensland Fire and Emergency Services HQ; Frédéric Denise, do archipel zéro (França), com La Maison de la réserve écologique; Andrew Waugh, do Waugh Thistleton Architects (Reino Unido), com The Black and White Building; e Susan Jones, do atelierjones llc (Estados Unidos), com Heartwood.

Reunindo também lideranças globais e nacionais, a programação antecipou os debates da COP30, que será realizada até 21 de novembro em Belém (PA), e discutir o papel do Brasil como potência florestal e inovadora na construção sustentável.

Entre os destaques, Ana Belizário, diretora da Urbem, indústria 100% brasileira de madeira engenheirada, e diretora de Advocacy da Associação Brasileira da Construção Industrializada em Madeira Engenheirada (ABRACIME), moderou o painel “Brasil em foco: política, prática e economia florestal positiva”, que apresentou o case do Sesc Paraty, construído com madeira engenheirada da Urbem, em parceria com ITA Engenharia, um exemplo de como o uso de materiais renováveis pode reduzir a pegada de carbono e aumentar a eficiência das obras. Ana também estará presente na COP30, reforçando a importância da madeira engenheirada e da construção sustentável na agenda climática global.

“Cada metro cúbico de madeira engenheirada representa carbono que deixa de ser emitido e passa a ser armazenado nas estruturas das cidades. É uma forma contundente de a construção civil contribuir com as metas globais de neutralidade de carbono”, destacou Ana Belizário.

A executiva também reforçou que a presença da madeira na COP30 será um marco importante para o setor.” Estamos diante de uma oportunidade histórica. A madeira engenheirada mostra que é possível conciliar tecnologia, produtividade e preservação ambiental, e o Brasil tem papel central nessa transição”, completou.

O painel também contou com apresentação do arquiteto José Paulo Gouvêa, do escritório JPG.ARQ, responsável por projetos emblemáticos em madeira engenheirada, como o Sesc Presidente Prudente. Logo após, Gouvêa se reuniu a Guilherme Stamato, fundador da Stamade e presidente do Núcleo da Madeira, e Marcelo Aflalo, Diretor do Núcleo da Madeira, para um debate mediado por Ana.

Além das discussões técnicas, o evento ressaltou a necessidade de políticas públicas e incentivos regulatórios para ampliar o uso da madeira engenheirada em larga escala, tema que deve ganhar destaque na agenda climática da COP30, especialmente no eixo dedicado a soluções baseadas na natureza e cidades sustentáveis.

Para a Urbem, pioneira na produção nacional de madeira engenheirada em larga escala, estar presente nesse debate é estratégico. A empresa dobrará sua produção em 2025, alcançando 6.000m³, e projeta crescimento de 50% ao ano até atingir 11.000m³/ano, apoiada na expansão da demanda e na proximidade com florestas plantadas e certificadas no Paraná.

“Nosso propósito é usar a força da floresta para construir as cidades do futuro. A COP30 será o palco ideal para mostrar ao mundo que o Brasil pode liderar uma nova revolução construtiva, baseada em uma economia florestal positiva”, afirma Ana.

Sobre a Urbem
A Urbem é uma indústria de madeira engenheirada 100% brasileira, fundada em outubro de 2021, com o propósito de usar a força da floresta para construir as cidades do futuro, transformando o mercado imobiliário a partir de um sistema construtivo robusto, versátil, inovador e sustentável. Unindo tecnologia e industrialização a uma matéria-prima renovável, a madeira engenheirada contribui para solucionar as dores da construção civil, permitindo que o canteiro de obras seja mais produtivo, previsível, com menos geração de resíduos, além de se tornar mais rápido e seguro. Inovadora, a Urbem une qualidade para a construção civil aliada ao compromisso com o futuro.

Para mais informações, acesse:
https://urbembr.com/
www.linkedin.com/company/urbembr
www.instagram.com/urbembr

Tatiane Almeida
tatiane@temp7.com.br
(11) 98913-4752

Fonte: tatiane@temp7.com.br

ITTO Sindimadeira_rs

Notícias em destaque