Voltar

Notícias

12
nov
2025
(MEIO AMBIENTE)
Metas 2030: Bracell protege mais áreas nativas do que planta e transforma operação industrial em ativo climático

Conquistas fazem parte das metas de sustentabilidade que a companhia deve alcançar até 2030; dos 14 compromissos ambientais e sociais assumidos em 2023, dois já foram alcançados e ao menos quatro serão atingidos até o final de 2025

Uma fábrica que sequestra carbono, protege florestas nativas e reduz o uso de gás natural pela metade. Essa é a realidade da Bracell, uma das líderes globais em celulose solúvel, que acaba de bater importantes metas do seu plano de sustentabilidade Bracell 2030, assumidos em 2023 – antes mesmo da metade do prazo. A companhia superou o chamado Compromisso Um-Para-Um, conservando 302 mil hectares de vegetação nativa, o equivalente a três vezes a área de eucalipto plantado pela empresa. Ao mesmo tempo, cortou em 50% o uso de gás natural em suas operações industriais e ampliou o uso de biomassa e energia limpa.

“Acreditamos que o Brasil tem potencial para liderar a agenda climática global, buscando novas soluções baseadas em regeneração, circularidade e inovação. Na Bracell, nossas operações no Brasil são guiadas pela filosofia dos 5C’s: tudo o que fazemos deve ser bom para a Comunidade, para o País, para o Clima – uma das razões pelas quais estamos aqui hoje – e para o Cliente. Só assim será bom também para a Companhia. E temos orgulho em dizer que nossas operações no Brasil são positivas para o clima, absorvendo mais carbono do que emitimos”, declara o presidente da Bracell, Praveen Singhavi.

Já o vice-presidente de sustentabilidade, Márcio Nappo, reflete as conquistas após dois anos do lançamento do Bracell 2030. “Os avanços mostram que estamos no caminho certo e reafirmam nosso entendimento de que é possível crescer preservando. Também estamos muito próximos de atingir a meta de 30% de mulheres em cargos de liderança, reforçando nosso compromisso com diversidade e inclusão. Seguimos determinados a fazer da Bracell uma referência em sustentabilidade, com impacto positivo no clima, na biodiversidade e na sociedade.”

Veja o avanço das metas da companhia para 2030 (até dezembro de 2024)

Ação Pelo Clima: para criar uma operação positiva para o clima, na direção de uma economia de baixo carbono, a Bracell se compromete a:

• Reduzir em 75% as emissões de carbono por tonelada de produtoà 57%
• Remover 25 MtCO₂eq da atmosfera entre 2020 e 2030 à 4,3 25 MtCO₂eq

Paisagens sustentáveis e biodiversidade: a construção de sistemas regenerativos que favoreçam a natureza, a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos também estão entre as prioridades. Com isso, a companhia pretende: 

• Dar apoio na conservação de 230 mil hectares de vegetação nativa em áreas públicas, realizando ações para proteger e conservar unidades de conservação públicas nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga à 186 mil hectares 
• Proteger e melhorar as condições do habitat de espécies endêmicas e ameaçadas por meio do monitoramento da qualidade dos habitats naturais em áreas prioritárias de conservação à A Bracell definiu as áreas prioritárias para o monitoramento e finalizamos a nova metodologia de monitoramento, que deve ter início em 2026.
• Dar suporte na reintrodução de animais na natureza ao dobrar o número de áreas (6) sob gestão da Bracell certificadas pelos Órgãos Ambientais para soltura de animais silvestres em matas nativas à 4 áreas da Bracell certificadas por órgãos ambientais para reintrodução de animais na natureza.
• Apoiar ao menos 10 parcerias ou projetos de pesquisa por ano sobre conservação da biodiversidade à 8 projetos apoiados.

“Em 2025, já ultrapassamos a meta do Compromisso Um para Um, que consiste na conservação de 1 hectare de vegetação nativa para cada 1 hectare de eucalipto plantado pela Bracell. Hoje, já protegemos 302.000 hectares. Essa iniciativa inédita do setor no país e um compromisso que reflete nosso propósito de cuidado com o meio ambiente”, anuncia o vice-presidente de sustentabilidade, Márcio Nappo.

Promovendo crescimento sustentável: para expandir seu negócio alinhado à eficiência, circularidade e produção responsável, a Bracell irá:

• Reduzir em 47% o consumo de água por tonelada de produto à 38%. 
• Diminuir em 90% o envio de resíduos sólidos para aterro por tonelada de produto à 48% 
• Aumentar a recuperação química de cal e soda na produção de celulose para 97% à 96,2%.

“Fechamos o ano de 2024 com um consumo de 19,2 m3 por tonelada de produto produzida, o que representa um benchmark na indústria brasileira de celulose. Esse índice é resultado dos nossos investimentos em inovação e tecnologia para garantir o menor impacto no meio ambiente”, diz Nappo.

Empoderando vidas: visando ampliar a diversidade, equidade e inclusão na Bracell, e com foco na ampliação da geração de impacto social positivo nas comunidades que atuamos através do Bracell Social, a companhia pretende:

• Aumentar em 20% a renda de famílias que participam de projetos de geração de renda da Bracell em áreas prioritárias de suas operações à 21%.
• Aumentar em 30% a proficiência em Português e Matemática nas escolas públicas apoiadas em áreas com baixas taxas de aprendizagem  à dados em análise.
• Aumentar para 30% a proporção de mulheres em cargos de liderança na empresa à 29,4%. 
• Alcançar 90% de avaliação positiva em relação às condições de respeito e equidade no ambiente de trabalho dos colaboradores que participam dos Grupos de Trabalho de Diversidade na Bracell à 71%. 
• Promover o empreendedorismo feminino em comunidades, com pelo menos 60% dos projetos de “negócios de impacto” apoiados pela Bracell liderados por mulheres à 64%. 

“No que se refere ao cuidado com as pessoas e comunidades, ficamos felizes em celebrar a superação das metas em prol das famílias e mulheres das comunidades das áreas prioritárias da companhia. Também não posso deixar de mencionar o aumento do número de mulheres em cargos de liderança, uma prioridade para promover um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo”, finaliza Nappo. 

A transparência no andamento dos resultados e metas é uma prioridade para a Bracell. Por isso, a companhia publicará, anualmente, o status do desenvolvimento de cada pilar em seu Relatório de Sustentabilidade, disponível no site da Bracell. 

Sobre a Bracell 

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel e especial, se destaca por sua expertise no cultivo sustentável do eucalipto, que é a base para a produção de matéria-prima essencial na fabricação de celulose de alta qualidade. Atualmente a multinacional conta com mais de 11 mil colaboradores e duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.bracell.com 

Mariana Moraes
tel: +55 (11) 3066-7773
Edelman SP | Rua Fradique Coutinho, 50, 12º andar – Pinheiros, SP
www.edelman.com.br

Fonte: www.edelman.com.br

ITTO Sindimadeira_rs